Globos de Ouro cancelados

A estação de televisão norte-americana NBC decidiu, segunda-feira, cancelar a cerimónia de entrega dos Globos de Ouro, marcada para o próximo domingo. Os prémios são dos mais prestigiados da industria cinematográfica norte-americana e antecedem os Óscares.
Na base da decisão está a solidariedade de inúmeros actores e realizadores de cinema com a luta dos guionistas de Hollywood, em greve desde Novembro em protesto pelo não pagamento, por parte das companhias, dos respectivos direitos no negócio de venda de conteúdos em DVD e outras plataformas multimédia.
A unidade e determinação dos guionistas está a causar graves prejuízos às empresas que operam na sétima arte e dominam as emissões televisivas, e a fazer recair a pressão destas sobre as «estrelas» dos programas mais rentáveis.
Jay Leno, protagonista do «Tonight Show», foi dos primeiros a furar a greve, acusa o sindicato dos guionistas, quando, ao fim de oito semanas de propagandeada solidariedade, decidiu romper com a palavra dada e escrever, porque também ele é guionista reconhecido pela WGA, a introdução do seu Talk Show.
Já David Letterman, outra figura conhecida do pequeno ecrã, preferiu assumir compromissos com a estrutura representativa dos trabalhadores, por isso a WGA autorizou os guionistas a voltarem ao programa.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Índios brasileiros alvo dos fazendeiros

O ano de 2007 registou um aumento de 60 por cento no número de índios brasileiros assassinados em disputas de terras, superando os valores de 2006, considerado um ano negro nesta matéria.Os dados constam de um relatório preliminar divulgado esta semana. O documento final deve ser apresentado até ao final de Abril...

<strong>Austrália não indemniza aborígenes</strong>

O governo australiano recusou, segunda-feira, compensar as famílias aborígenes a quem o Estado mandou retirar os filhos durante o período de integracionismo forçado, levado a cabo na década de 70.Camberra diz que os quase 900 milhões de dólares reclamados vão ser canalizados para os sistemas de saúde e educação junto da...

Zuma a presidente

Jacob Zuma, recentemente eleito presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), é o candidato do partido às próximas eleições para a chefia do Estado, agendadas para o ano de 2009.Reunido em Joanesburgo, anteontem, o Comité Executivo do ANC decidiu manter a tradição daquela formação política, que costuma apresentar como...