«A educação não é um negócio!»

A luta dos jovens por uma sociedade melhor tem sido imparável. No dia 20 de Novembro, cerca de 200 alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) manifestaram-se em frente ao Instituto Politécnico do Porto, contra o encerramento do bar e da cantina da ESMAE, relacionada com o aumento dos preços e da falta de Acção Social Escolar. Protestaram também contra a falta de organização e ausência de estruturas de apoio aos estudantes.
Na manifestação esteve ainda presente a indignação em relação ao processo de Bolonha e também quanto à elevada carga horária, que chega a atingir 12 horas diárias.
Oito dias depois, no dia 28, realizou-se uma concentração de estudantes do Ensino Superior do Porto, na Praça dos Leões, em frente à Reitoria da Universidade do Porto. Os estudantes exigiram uma educação «pública», «gratuita» e de «qualidade» para todos, manifestando-se contra o processo de Bolonha, as propinas e as fundações.
No protesto ouviram-se palavras de ordem como «Acção Social faz falta a Portugal», «Propinas e Bolonha – é tudo uma vergonha», denunciando os ataques do Governo PS ao ensino superior público.
Nesta iniciativa, convocada com o lema «A educação não é um negócio é um direito!», ficou ainda claro que é preciso contactar os estudantes e explicar-lhes o que está em causa e que «a luta vai continuar e intensificar-se».
No dia 1 de Dezembro, a Organização do Ensino Secundário do Porto da JCP realizou um debate, em que participaram 25 camaradas e amigos, sobre «A história da luta dos estudantes». Esta iniciativa contou com a presença de Hugo Garrido, do Secretariado da Direcção Nacional da JCP.


Mais artigos de: Juventude

JCP exige revogação do «Porta 65»

Com o objectivo de «denunciar» e «alertar» para os cortes no direito à habitação, com a extinção do Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) e a criação do «Porto 65», a JCP está a realizar várias iniciativas de esclarecimento da população.

Debater a imprensa partidária

A Organização Regional de Coimbra da JCP realizou, dia 29 de Novembro, em Coimbra, um debate sobre a história e o papel da imprensa partidária. Esta iniciativa teve como convidado Gustavo Carneiro, jornalista do Avante!, e contou com a participação de 21 camaradas e amigos.Da discussão, abordou-se a história do jornal...