- Nº 1773 (2007/11/22)

Governo quer liquidar a Casa do Douro

PCP
A Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP acusa o Governo de pretender liquidar definitivamente a Casa do Douro.

Para os comunistas, só assim se explica as ordens dadas pelo Ministro de Agricultura a várias instituições ligadas ao seu Ministério para a execução fiscal de dívidas da Casa do Douro a essas instituições. Mas o PCP recorda que nunca até hoje o Governo «cumpriu integralmente todos os compromissos assumidos em diversos protocolos e acordos».
A DORVIR do PCP lembra que a liquidação da Casa do Douro é um objectivo «perseguido tenazmente nos últimos anos pelas casas exploradoras de Gaia e meia dúzia de grandes proprietários durienses, com evidente prejuízo para 30 mil pequenos agricultores durienses». O PCP acusa o Ministro da Agricultura não ter esclarecido esta questão em sede de debate do Orçamento de Estado.
Os comunistas exigem que o Governo assuma as suas responsabilidades na criação das dificuldades da Casa do Douro e que, através das indemnizações devidas, devolva à instituição as condições financeiras necessárias à sua sobrevivência. Esta exigência é fundamental para que a Casa do Douro possa liquidar os salários em atraso aos seus trabalhadores e estabilizar o seu funcionamento.