República adiada no Nepal

As principais forças políticas nepalesas adiaram para o próximo dia 28 de Outubro a sessão parlamentar de discussão do futuro regime político do país. Em causa estão divergências no seio do executivo governamental.
De um lado, a guerrilha pretende a instauração imediata de um regime republicano e a realização de um sufrágio para a eleição dos representantes do povo por método proporcional.
Do outro, cinco formações que também integram o governo opõem-se a uma mudança drástica e preferem a manutenção de um sistema eleitoral misto.
O Partido Comunista quer que as partes cheguem a uma plataforma mínima de acordo que não coloque em perigo os avanços entretanto alcançados.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Confirmada vitória no Equador

O Supremo Tribunal Eleitoral (STE) do Equador confirmou, terça-feira, a vitória da Aliança País nas eleições para a Assembleia Constituinte.Os resultados oficiais dão à formação afecta ao presidente Rafael Correa a maioria absoluta no parlamento, com 80 deputados entre 130 possíveis correspondentes a 69,51 por cento dos...

EUA avançam para África

O navio de guerra norte-americano USS Fort McHenry vai ser enviado para o Golfo da Guiné levando a bordo um contingente composto por militares e civis cuja missão é «ajudar os países da região em matéria de segurança e vigilância», anunciou o Pentágono.A operação tem a concordância da França e Grã-Bretanha e é a primeira...