Pela integração na <em>Lisnave</em>

Representantes dos trabalhadores da Gestnave e da Erecta concluem amanhã uma semana de luta e esclarecimento da população. Desde dia 20, têm estado junto do Pavilhão Atlântico, onde funcionam as instalações permanentes da presidência portuguesa da UE e onde, naquela data, reuniram os ministros da Economia dos 27 estados-membros. Domingo à noite, o protesto deslocou-se para junto do Casino Lisboa. Amanhã, ao início da tarde, será apresentado aos jornalistas um balanço da luta travada durante este ano e as perspectivas para os próximos tempos.
Os trabalhadores continuam a exigir a sua integração nos quadros da Lisnave, tal como prevê o protocolo de acordo que o Estado português e o dono do estaleiro assinou em 1997, no quadro de uma «reestruturação» da indústria naval na Península de Setúbal. A favor da integração, remetem igualmente para o Código do Trabalho, em vigor.
Com vista a encontrar uma solução, pretendem que o Governo promova reuniões quadripartidas, com representantes dos ministérios da Economia e das Finanças, das administrações da Lisnave e da Gestnave, e dos trabalhadores da Gestnave e Erecta.
Durante esta acção, Francisco Lopes, dirigente e deputado do PCP, manifestou a solidariedade do Partido à luta dos trabalhadores.


Mais artigos de: Trabalhadores

Protesto ou «ruído»?

A PSP tentou impedir a acção, entre os dias 18 e 20, diante da Assembleia da República, contra o novo regime de carreiras, vínculos e remunerações e as restrições à actividade sindical.

«Lebres» contra obrigações

Membros da comissão vêm apadrinhar propostas contrárias àquilo que, como responsáveis de organismos oficiais, têm que defender no dia-a-dia, protestou a central, após a reunião do seu Conselho Nacional.

Defender o direito à greve geral

Os trabalhadores da Transtejo iniciaram segunda-feira, por tempo indeterminado, uma greve às horas extraordinárias, protestando contra a decisão da administração, que marcou faltas injustificadas e não pagou o prémio de assiduidade, punindo assim a participação na greve geral de 30 de Maio, que teve adesão total. A...

SJ alerta contra Estatuto

O novo Estatuto do Jornalista, que aguarda decisão do Presidente da República sobre a sua promulgação, «não garante o direito do público à informação e é uma ameaça à qualidade da democracia», alertou anteontem o Sindicato dos Jornalistas, numa acção pública que levou a cabo, anteontem, frente ao Palácio de Belém....

Sinistrados

O secretário-geral do PCP, acompanhado por outros dirigentes do Partido, recebeu anteontem representantes da Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho. Entre outras preocupações, estes salientaram o facto de a proposta governamental que regulamenta o Código do Trabalho, na parte referente aos acidentes...