Festivais de bandas por todo o País

A tocar até à Festa

Centena e meia de pessoas assistiram, no passado fim-de-semana, no Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, ao festival de bandas AvanteViana. Neste festival foi apurada uma banda para a final norte, os Spincity. Afastada da final ficou a outra banda concorrente, os No Comments. Estava prevista a participação de quatro bandas, mas duas acabaram por desistir. Os Run 4 Ballet viram o seu baterista fracturar um braço antes do concurso. Ao palco subiram também o Nó Cego, vencedores do AvanteViana de 1995, mas extra concurso.
No dia 6 de Julho, teve lugar, no Jardim da Sereia, em Coimbra, a final regional do concurso de bandas de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!. Nesta final, a que assistiram mais de seiscentas pessoas, concorreram cinco bandas, disputando um lugar na final norte, que se realizará em Espinho.
Esta final regional realizou-se depois das eliminatórias realizadas na Figueira da Foz, Coimbra e Oliveira do Hospital. O concurso foi renhido e acabou por ser ganho por uma banda da Figueira da Foz, os Killer Karma.
A organização da JCP de Coimbra realça que destes concursos não se extrai apenas a «diversão e a boa música». Organizando estes festivais, assinala a JCP, foi possível, «ir ao contacto com bandas de garagem e conhecer mais sobre as dificuldades que estas têm em afirmar os seus projectos». Muitas delas, prosseguem, são compostas por estudantes do Ensino Secundário e, quando os seus membros têm mais de vinte anos, nunca conseguiram, na sua maioria, mostrar o seu trabalho fora da sua aldeia ou cidade. Assim, a maior parte dos membros destas bandas leva uma «vida paralela entre o trabalho e a música».
Para os jovens comunistas, não é de estranhar, portanto, que ao serem confrontados com o abaixo-assinado da JCP que defende mais apoios para os projectos musicais, nenhum membro destas bandas se tenha recusado a assinar.


Mais artigos de: Em Foco

A força alternativa <br>necessária a Lisboa

1. Uma primeira palavra devida, e merecida, de saudação à população de Lisboa e a todos os que reiteraram o seu voto e confiança na CDU e, muito em particular, às centenas de activistas da CDU que ergueram uma intensa campanha de esclarecimento e de consciencialização sobre os principais problemas da cidade e quem são os...

Votos no trabalho <br> por uma vida melhor

Na declaração proferida às 20.30h de domingo à noite, o primeiro candidato da CDU reafirmou que o voto entregue à CDU será sempre usado para a resolução dos problemas das populações e o reforço da luta por uma vida melhor em Lisboa.

Uma luta quente como o Sol

Vindos de todas as regiões do País, mais de dez mil trabalhadores manifestaram-se, dia 12, em Lisboa, contra a tentativa do Governo PS de «fazer regredir a sua situação à que existia em 1939», como afirmou a coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila. A luta vai prosseguir em defesa dos direitos conquistados e das funções públicas do Estado.

Todos ao trabalho!

No sábado esteve muita gente na Quinta da Atalaia a construir mais uma edição da Festa do Avante!, com a convicção profunda de que esta será ainda mais bonita e melhor do que as edições anteriores. Vieram de todo o País e de todos os sectores. Também os deputados comunistas na Assembleia da República estiveram presentes, a montar as estruturas de electricidade.

«Ciência sobre Rodas»

O Espaço da Ciência na Festa do Avante!, agora situado ao pé do lago juntamente com a Astronomia, incidirá este ano sobre os transportes terrestres, «da roda ao TGV». Em destaque estarão os avanços científicos e tecnológicos neste sector, bem como os seus impactos no meio ambiente e nas formas de vida das populações.

Torneio em Armamar apura equipa

Realizou-se em Armamar, no dia 6, o primeiro torneio de Futsal/Festa do Avante!, organizado pela Comissão Concelhia local do Partido. Neste torneio participaram seis equipas do município de Armamar, o que ajudará a explicar o apoio da comunidade a esta prova. Os troféus foram oferecidos por diversas casas comerciais, bem...

Firmes na cidade<br> sempre com o povo

Nas eleições intercalares do passado domingo, para a Câmara Municipal de Lisboa, a CDU conquistou 18 681 votos (9,53 por cento) e elegeu dois vereadores – Ruben de Carvalho e Rita Magrinho -, afirmando-se como a terceira força política na capital.