As semelhanças com a «constituição» rejeitada

Tratado de cosmética

Os Vinte e Sete fixaram as grandes linhas do futuro tratado europeu que altera profundamente os tratados existentes e, embora não os substitua, introduz-lhes parte essencial do conteúdo da «constituição europeia», rejeitada pelos povos francês e holandês.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Europa

Desigualdades agravadas

A possibilidade e a ameaça constante das deslocalizações é um factor que tem aumentado a vulnerabilidade dos empregos e pressionado os salários dos trabalhadores dos países mais desenvolvidos, afirma um estudo da OCDE divulgado dia 19.

Liberalização retardada

A Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu aprovou, dia 18, a abertura total à concorrência do correio inferior a 50 gramas, mas adiou seu início para 2011 em vez da data inicialmente prevista de 2009. A decisão, que deverá ainda ser confirmada em plenário durante o mês de Julho, foi tomada após importantes movimentações sociais que decorreram em vários países no passado dia 6.

Vaticano tolerou ditadura argentina

O tribunal de Roma concluiu que a ditadura militar argentina (1976-1983) perpetrou um «verdadeiro genocídio», contando com o apoio activo dos Estados Unidos e o silêncio complacente da Igreja Católica.

Uma má notícia

Como já se antevia, por detrás da contra-informação e das crises insuperáveis do costume vendidas à e pela comunicação social, o Conselho Europeu da semana passada chegou a um acordo sobre um mandato para a revisão dos tratados, incumbindo a presidência portuguesa, que se inicia a 1 de Julho de 2007, de abrir uma...