- Nº 1746 (2007/05/17)

Horta vence em Timor

Aconteceu

A Comissão Nacional de Eleições de Timor Leste confirmou os resultados apurados na segunda volta das presidenciais no país e atribuiu a vitória a José Ramos-Horta com 69 por cento dos votos, contra 31 por cento recolhidos pelo candidato da Fretilin, Francisco «Lu-Olo» Guterres.
Lu-Olo cumprimentou Ramos-Horta pela vitória no sufrágio e pediu ao novo presidente de Timor Leste que defenda a independência e coesão da nação recentemente assolada pela violência.
Após o anúncio oficial dos resultados registaram-se incidentes entre apoiantes de um e de outro candidato em Ermera e Liquiçá, mas os responsáveis das forças de segurança estrangeiras presentes no território e os representantes das Nações Unidas garantiram que a situação já regressou à normalidade. Não obstante, Jacinto Conceição, da Polícia Nacional, ouvido pela Associated Press e citado pelo Lusa, sublinhou que «sete casas foram arrasadas, outras nove ficaram destruídas e 14 pessoas acabaram feridas» nos confrontos.
Apesar do aparente regresso da calma, o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, veio denunciar que «vários apoiantes do partido foram atacados depois de José Ramos-Horta ter sido eleito» e que «em Ermera vários militantes foram feridos e um deles teve que ser transportado para o hospital de Dili».