Greves espontâneas na Airbus

Os trabalhadores de várias fábricas da Airbus em França desencadearam um movimento grevista espontâneo, em protesto contra a retirada quase total dos prémios atribuídos anualmente pelo grupo europeu de aeronáutica.
Em vez de mais de três mil euros recebidos no ano passado, a administração não foi além do montante simbólico de 2,80 euros.
O movimento teve início, dia 25, na fábrica de Toulouse, mas propagou-se rapidamente às restantes unidades gaulesas do grupo. Na sexta-feira, 27, mais de um milhar de operários estiveram paralisados nas instalações de Nantes e Saint-Nazaire.


Mais artigos de: Breves Europa

Irlanda antecipa eleições

O primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, obteve, no domingo, 29, o acordo da presidente da República, Mary McAleese, para dissolver o parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas em 24 de Maio.A um mês do final do seu mandato de cinco anos, Ahern considerou ser este o momento mais adequado para tentar...

Peugeot reduz trabalhadores

A direcção do grupo PSA Peugeot-Citroën confirmou, no dia 26, a decisão de reduzir 4800 trabalhadores até ao final do ano, através de rescisões «voluntárias» e não substituição daqueles que entretanto se aposentem.Em comunicado, o construtor automóvel francês promete «incentivos financeiros aos trabalhadores que desejem...