Autoridades devem impedir acções da extrema-direita

Estava prevista para o passado sábado a realização de um encontro internacional congregando organizações fascistas, racistas e xenófobas de vários países da Europa. A organização estaria a cargo da Juventude Nacionalista, ligada ao Partido Nacional Renovador.
A propósito desta iniciativa, o Secretariado do Comité Central do PCP endereçou uma carta, dia 19, ao primeiro-ministro, chamando a atenção para o facto de iniciativas de carácter racista, xenófobo e antidemocrático, recentemente realizadas no nosso País, terem merecido «a justa condenação da generalidade das forças políticas e sociais, com expressão directa no Plenário da Assembleia da República».
Mas, adianta o Secretariado, esta condenação tem de ser «acompanhada do firme propósito de impedir a continuação de tais acções, em flagrante violação das leis, e pôr fim à impunidade de comportamentos e actuações dos seus mentores e responsáveis, sob pena de alastrar o seu já visível recrudescimento, em permanente desafio ao Estado de direito e ao regime democrático».
Na missiva, a direcção do PCP sublinhava ainda que, «embora registando o desencadear de medidas que se podem inserir na resposta ao problema, considera necessária uma acção mais consequente por parte dos poderes públicos que conduza a um efectivo cumprimento dos valores e preceitos constitucionais».
Na madrugada do dia anterior, a Polícia Judiciária desencadeou uma vasta operação, em diversos pontos do País, que levou à detenção de 31 indivíduos ligados ao que chama de «extrema-direita violenta». Destes – 27 dos quais em flagrante delito na posse ou em poder de armas ilegais – 10 foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo um ficado em prisão preventiva, três sujeitos à obrigação de permanência no domicílio e os restantes a apresentações periódicas às autoridades.
O encontro previsto acabou por ser cancelado. Na sexta-feira, Jerónimo de Sousa esteve reunido com o Procurador-Geral da República. Na agenda esteve precisamente a actividade dos grupos neonazis.


Mais artigos de: PCP

Greve Geral é «resposta necessária»

Está na rua a campanha nacional do PCP «Basta de injustiças – mudar de política para uma vida melhor». Sábado, num comício realizado em Santarém, Jerónimo de Sousa confiou no êxito da Greve Geral marcada para 30 de Maio.

<em>DN</em> manipula

Na primeira página do Diário de Notícias de 19 de Abril, lia-se em manchete: «PCP veta “Gato”». No interior, «especificava-se» que o PCP se tinha oposto ao nome do humorista Ricardo Araújo Pereira para falar pelos jovens no final do desfile do 25 de Abril. Mas as coisas não se passaram assim. Em nota do Gabinete de...

Dias Coelho evocado na Covilhã

No belíssimo enquadramento do Salão dos Continentes, situado no Centro de Trabalho do PCP, na Covilhã, e inserida nas comemorações da Revolução de Abril, inaugurou-se no passado domingo, dia 22, a Exposição sobre a vida e obra de José Dias Coelho, bem como a apresentação da última edição do seu livro «A Resistência em...

PCP inaugura CT

A freguesia de S. João da Talha dispõe desde o passado sábado, 21, de um novo Centro de Trabalho do PCP. Coroando o esforço e o empenho dos comunistas daquela freguesia do concelho de Loures, que desde há muito aspiravam por este objectivo, a inauguração do novo Centro contou com a participação do camarada Armindo...