
- Nº 1743 (2007/04/26)
Coimbra
O 25 de Abril em debate
Juventude
A Revolução dos Cravos e o actualidade do ideal comunistas estiveram em discussão na quinta-feira, em Coimbra, num debate com Jerónimo de Sousa.
«O ideal comunista e a juventude em defesa de Abril» foi o tema do debate promovido na quinta-feira pela Organização Regional de Coimbra da JCP na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A iniciativa contou com mais de 60 jovens e com a participação de Jerónimo de Sousa.
No centro da discussão esteve a ofensiva vivida no tempo da ditadura fascista e o papel dos jovens, nomeadamente dos jovens comunistas, para a realização do 25 de Abril. Não foi esquecida a actual ofensiva contra os direitos consagrados na Constituição pelos Governos do PS e do PSD (com ou sem PP) no plano laboral, da educação, saúde, segurança social, cultura, etc.
Outro ponto discutido foi a actualidade do ideal comunista na luta contra a exploração e pelos direitos da população portuguesa, o importante papel da juventude e a importância da luta organizada para derrotar estas graves políticas.
Jerónimo de Sousa afirmou que hoje se assiste em Portugal, «ao regresso em força das velhas chagas sociais, como o desemprego, o trabalho sem direitos e a pobreza, com o crescente aprofundamento das desigualdades sociais».
Ao mesmo tempo, o líder do PCP valorizou o desempenho da juventude no 25 de Abril de 1974, considerando que teve «um papel fundamental» na queda da ditadura: «A juventude moveu uma forte resistência ao fascismo, particularmente nos últimos anos da ditadura. Foi fundamental o papel da juventude – dos capitães de Abril, dos trabalhadores, estudantes – no derrube do regime ditatorial.»
Jerónimo de Sousa destacou ainda o importante papel, nos dias de hoje, dos jovens comunistas na dinamização da luta e a necessidade da unidade dos portugueses como caminho para construir um sistema alternativo.