
- Nº 1741 (2007/04/12)
China rejeita lições dos EUA
Internacional
A República Popular da China considerou «calunioso e sem fundamento» o documento do departamento de Estado norte-americano sobre a situação dos direitos humanos no país, publicado no final da passada semana. Para Pequim, Washington não se encontra em condições de dar lições sobre direitos humanos e democracia.
Reagindo ao relatório, intitulado «Apoiando os Direitos Humanos e a Democracia», Qin Gang, porta-voz do governo chinês, disse que os EUA deveriam preocupar-se mais em cumprir os valores que dizem defender do que em apontar o dedo aos demais. Gang lembrou ainda que os norte-americanos colocam inúmeros obstáculos à discussão do tema em fóruns internacionais quando os visados são países seus aliados.
Recorde-se que, em 2006, em resposta às acusações dos EUA, a China publicou um texto no qual denuncia violações dos direitos humanos perpetradas pelas autoridades norte-americanas, entre as quais abusos policiais, processos judiciais fraudulentos, discriminações raciais, e negação de direitos fundamentais ao povo nos campos económico, social, político e cultural.