- Nº 1741 (2007/04/12)

Duma alerta para escudo anti-míssil

Breves Intenacional

A câmara baixa do parlamento russo aprovou, sexta-feira, por unanimidade, um texto onde condena a instalação do sistema antimíssil dos EUA na Polónia e na República Checa.
Para a Duma, o prosseguimento deste projecto de Washington «contribui desde já para uma nova divisão da Europa e para o relançamento de uma nova vaga de corrida aos armamentos».
Os deputados russos acrescentam que a instalação de baterias de mísseis norte-americanos na Europa de Leste não faz «qualquer sentido do ponto de vista da luta contra as ameaças potenciais ou imaginárias procedentes de certos países do Médio ou Extremo Oriente».
A posição agora votada pela Duma corrobora os argumentos apresentados pelos titulares das relações externas e da defesa de Moscovo, segundo os quais a instalação de escudos antimíssil tem como único objectivo cercar a Rússia.
Os responsáveis governamentais dizem também que esperam resolver o diferendo na próxima reunião NATO-Rússia, que decorrerá em Oslo, na Noruega, no próximo dia 27, mas vão avisando que o programa viola um dos pressupostos fundamentais do acordo entre a Aliança Atlântica e a Rússia sobre a colocação de armamento significativo em território dos novos membros da NATO.