Alemanha sobe idade da reforma

A câmara alta do parlamento alemão (bundesrat) aprovou definitivamente a lei que estabelece o aumento gradual da idade da reforma dos 65 para os 67 anos. A medida será aplicada de forma faseada a partir de 2012 até 2029.
Este órgão deu igualmente luz verde ao projecto do governo que visa incentivar os alemães a permanecerem mais tempo no mercado de trabalho. Neste sentido, Franz Müntefering, ministro do Trabalho, apelou às empresas e aos sindicatos para que prevejam nas convenções colectivas a criação de postos de trabalho para as pessoas mais idosas.
As estatísticas oficiais indicam que mais de metade das empresas germânicas não admitem trabalhadores com mais de 50 anos. Para alterar esta situação, o governo propõe-se apoiar financeiramente os desempregados idosos que aceitem trabalhar por um salário inferior.
O declínio demográfico é um fenómeno que alarma as autoridades alemãs. No ano passado, o número de óbitos ultrapassou a natalidade, observando-se ao mesmo tempo uma diminuição na população imigrante.
As estimativas prevêem que a camada etária acima dos 65 anos represente mais de 30 por cento da população em 2035, contra 18 por cento actualmente.


Mais artigos de: Breves Europa

Liberais e nacionalistas coligados

Um mês após as eleições legislativas na Estónia, o Partido da Reforma, no poder, a formação nacionalista Pro Patria-Res Publica e o Partido Social-Democrata anunciaram, dia 2, a constituição de uma coligação governativa, com base numa maioria de 60 deputados num total de 101.Segundo declarou Andrus Ansip,...