PDR não serve o País

«O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) apresentado pelo Governo para o período 2007-2013, envolvendo 4500 milhões de euros de despesa pública corre o risco de ser mais uma oportunidade perdida para o País, em termos agrícolas, rurais e ambientais», acusa, em nota à comunicação social, o Conselho para o Desenvolvimento Rural do Alentejo.
A afectação aos quatro eixos no PDR inverte logo, por parte do Governo, as tendências e recomendações da própria União Europeia (UE), nomeadamente no que reposta aos dois primeiros eixos.
«Para o Eixo 1 (competitividade), enquanto a exigência europeia era de um mínimo de 10 por cento, o Governo pretende alocar 47 por cento, enquanto para o Eixo 2 (gestão sustentável do espaço rural), para a qual a UE exige um mínimo de 25 por cento, o Governo português destina 39 por cento», denuncia-se.
Resumindo, comparando as tendências da recomendação da UE e as propostas do Governo, constata-se um acréscimo de 29 por cento para o Eixo 1 e um prejuízo de 11 por cento para o Eixo 2.
Em relação às Opções para o Desenvolvimento Rural, o Governo elimina e diminui drasticamente apoios comparativamente com o anterior quadro. Ou seja, «acaba, pura e simplesmente, com os apoios à reforma antecipada» e «reduz as Medidas Agro-Ambientais a um quinto das verbas do quadro anterior».


Mais artigos de: Breves Nacional

Lutar por saúde

Quando se impunha e continua a impor-se para a área da saúde era, e é, dotar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) das condições e meios humanos, técnicos e outros necessários à melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, os sucessivos governos têm antes optado por tomarem decisões políticas erradas que põem em causa não só...

Controlo de entradas

A Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS), em nota de imprensa, manifestou o seu «protesto» pelo facto do sistema de controlo de entradas dos utentes da Linha de Sintra no Metropolitano de Lisboa estar a revelar-se «num factor de aumento do tempo perdido em transportes» devido ao encerramento do Túnel do Rossio....

Reformados prejudicados

A União de Reformados e Pensionistas da Banca entregou, na passada semana, um documento à Associação Portuguesa de Bancos, no sentido de ser alterada a forma de cálculo da pensão dos reformados constante no acordo de trabalho colectivo de trabalho vertical, que, em virtude de ter sido ligada ao sistema fiscal, está a...

Lopes Graça

A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta, hoje, pelas 22h00, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita, o espectáculo «Do Outro Lado»; «Eurídice e o Instante»; «Requiem», composto por três coreografias de homenagem a Fernando Lopes Graça.

Melhor educação

A entrega do mobiliário escolar em todas as escolas do 1.º ciclo terminou no dia 8 de Fevereiro, na Escola n.º 1 do Lavradio, Barreiro. As salas de aula e os refeitórios estão já equipados com novas cadeiras e mesas.