Editorial

AS TAREFAS DOS COMUNISTAS

São muitas, sempre, as tarefas dos comunistas. De acordo, aliás, com a necessidade de dar resposta às exigências impostas pelas...
Opinião
Crónica Internacional

As Algemas

Ainda não estavam contados 70 por cento dos votos nas últimas eleições na Sérvia, e já os ministros do Negócios Estrangeiros da União Europeia...
A talhe de foice

O desastre

Em apenas cinco anos, a direita instalou o caos na Câmara Municipal de Lisboa: abriu buracos insolúveis na cidade com a dimensão do pesadelo...
PCP

Para que não se esqueça!

As tentativas de branqueamento do regime fascista que foi derrubado com a Revolução de Abril são antigas e recorrentes e assumem, conforme a conjuntura, linhas e argumentos diversos.
Actual

Voos da CIA – o direito à verdade!

Creio que, não sendo novidade, é justo e actual voltar aqui a este tema. Foi aprovado na respectiva comissão do Parlamento Europeu o...
Actual

A grande mistificação

O programa da RTP «Os Grandes Portugueses» está a ser alvo de «pirataria», segundo denunciaram esta semana vários órgãos de informação. Ao que...
Actual

Multidões

Sempre na vanguarda da cultura da morte, sempre à frente quando se trata de agredir, destruir e matar populações, as diferentes administrações...
Em Foco

Por que pára o <em>Metro</em>?

Desde Junho de 2006, ocorreram no Metropolitano de Lisboa dez greves, todas com índices de adesão muito fortes, apenas com um objectivo: evitar que o Acordo de Empresa deixe de vigorar a partir do último dia de 2007. Não estão em causa reivindicações monetárias. Tem sido mais expressa a compreensão dos passageiros, privados do meio habitual de transporte nos períodos de luta dos trabalhadores. A campanha do Governo e do conselho de gerência do Metro, tentando apontar os «privilégios» dos funcionários, atinge dimensões inéditas. Sobre os motivos da luta dos trabalhadores do Metropolitano, as posições dos comunistas, a acção dos sindicatos e os argumentos da empresa e da tutela, falámos com os camaradas Diamantino Lopes e Anabela Carvalheira.

<font color=0069c3>Denunciar a hipocrisia</font>

Aveiro foi o local escolhido pelo PCP para um grande jantar com Jerónimo de Sousa em apoio ao «Sim» no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro. O local era simbólico: naquele distrito foram condenadas a três anos de prisão, com pena suspensa, três mulheres, humilhadas publicamente. A responsável por esta situação é a «lei injusta» que vigora actualmente em Portugal, denunciou o secretário-geral do PCP.

<font color=0069cc>USL em campanha pelo «Sim»</font>

Com o objectivo de dinamizar e apoiar a campanha de esclarecimento pelo «Sim» à despenalização da IVG, a União de Sindicatos de Lisboa (USL) montou uma banca frente aos Armazéns do Chiado. Ali, foi privilegiado o contacto com a população.

<font color=0069cc>Eurodeputados pelo «Sim»</font>

Cerca de uma dezenas de eurodeputados de vários países da União Europeia (UE) estiveram presentes, domingo, em Lisboa, em solidariedade com quantos e quantas, em Portugal, se batem pela despenalização da interrupção voluntária (IVG) da gravidez até às 10 semanas.

<font color=0069c3>Na rua pelo «Sim»</font>

A campanha para o referendo começou oficialmente anteontem. Nesse dia, Jerónimo de Sousa esteve na baixa lisboeta, numa grande acção de esclarecimento e mobilização para o voto no «Sim». No fim de semana, o secretário-geral do PCP participa em dois comícios: sábado no Porto e domingo no Litoral Alentejano.
PCP

Ultrapassar dificuldades

A análise da situação social no interior das empresas e o reforço da organização do Partido junto dos trabalhadores dominaram os trabalhos da V Assembleia do Sector de Empresas de Loures.

Continuar a crescer

Por todo o País, as organizações do Partido analisam a situação social e política e traçam as orientações para prosseguir com o reforço da organização e intervenção do PCP.

A reforma não serve o País

A proposta da Comissão Europeia de reforma da Organização Comum de Mercado (OCM) das Frutas e Hortícolas «não responde minimamente aos...

Menos uma empresa de cerâmica

A A. Santos, empresa de cerâmica das Caldas da Rainha, declarou falência e encerrou, deixando no desemprego 135 trabalhadores, que ainda não...

PCP quer toda a verdade

O PSD de Silves, em vez de procurar apurar a verdade sobre as acusações que recaem sobre a presidente da Câmara, limitou-se a apelidá-las de...

Democracia a menos nos Açores

Em conferência de imprensa realizada, no dia 20, após a reunião da Direcção da Organização Regional dos Açores do PCP, Aníbal Pires, do Comité...

Não privatizem a <em>ANA</em>!

O PCP tudo fará para impedir a escandalosa alienação da ANA Aeroportos de Portugal e solidariza-se com a luta dos trabalhadores para que permaneça uma empresa pública.
Trabalhadores

Mais fortes para lutar

Na Conferência da CGTP-IN foi realçada a interdependência entre a organização e a acção sindical, num contexto em que os trabalhadores e as suas estruturas enfrentam uma forte ofensiva patronal e governamental.

Pela integração na <em>Lisnave</em>

Enquanto alastra o trabalho precário, numa Lisnave já em boa situação económica e financeira, o Estado e a Navivessel persistem em não cumprir o que ficou acordado em 1997, ameaçando com o desemprego 300 trabalhadores da Gestnave e associadas.

Governo quer «despachar»

O executivo do PS pretende consumar as alterações a vínculos, carreiras e remunerações, o mais depressa possível, para impedir os sindicatos de ouvirem os trabalhadores.
Juventude

Bolsas da FCT estão atrasadas

Os atrasos na formalização das bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do pagamento dos subsídios mensais estão a prejudicar os bolseiros portugueses, alerta a Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica.

Câmara de Sintra quer fechar <br>21 escolas básicas

Segundo uma proposta apresentada ao Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal de Sintra prepara-se para encerrar 21 escolas do 1.º ciclo, ou seja, 20 por cento das 103 actualmente em funcionamento no concelho.

Governo impede novas instalações

Notícias vindas a público recentemente referem que o Governo não avançou com o despacho necessário para a construção das novas instalações da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), apesar de 70 por cento do capital necessário provir de fundos comunitários.

«Não, obrigada» destrói propaganda da JCP

Propaganda da JCP pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez foi sistematicamente destruída em Aveiro. A Comissão Nacional de Eleições já foi contactada.

Mural em Lisboa

Cerca de 20 militantes da JCP participaram na pintura de um mural no Bairro Alto, em Lisboa, na noite de sexta-feira, pela despenalização da...
Assembleia da República

Sigilo e direitos de autor sob ameaça

Não evoluíram as posições dissonantes entre o Governo e os partidos da oposição no que respeita ao Estatuto dos Jornalistas. Sigilo profissional e direitos de autor são duas matérias onde as clivagens são profundas, como evidenciou o debate parlamentar onde foram analisadas, faz amanhã oito dias, as propostas de alteração preconizadas em diplomas do Executivo, PCP e BE.

Suspensão agrava dificuldades

É com grande preocupação que o Grupo Parlamentar do PCP acompanha a situação originada pela suspensão dos transplantes hepáticos pediátricos nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Lucros obscenos ditam lei

O Secretário-geral do PCP voltou a criticar os brutais aumentos ocorridos nas tarifas eléctricas e desafiou o Governo a rever a sua posição nesta matéria por forma a não sacrificar ainda mais as populações e ajudar a economia nacional».

A conivência do Governo

O PCP considerou que o relatório do Parlamento Europeu sobre voos da CIA aponta para uma «conivência» do Governo português com a actividade dos serviços secretos norte-americanos, insistindo na necessidade de realizar um inquérito parlamentar sobre esta matéria.

PCP requer ratificação

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a apreciação do novo Estatuto da Carreira Docente (ECD), invocando o facto de o decreto-lei, em sua opinião, retirar direitos aos professores e contribuir para a degradação do sistema educativo.

Travar afronta ao pluralismo

A Assembleia da República aprovou, na passada semana, na generalidade, um projecto-lei do PSD destinado a repor a emissão dos tempos de antena da RTP em horário junto ao Telejornal. O diploma passou com a abstenção do PS e os votos favoráveis das restantes bancadas.
Nacional

«Os Verdes» criticam PDR

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) criticou o «retrocesso» que representa o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) proposto pelo Governo...

Falta de apoio para IPSS de Famões

Os vereadores Ilidido Ferreira e Maria da Luz, da CDU, visitaram, recentemente, o Centro Comunitário e Paroquial de Famões, para se inteirarem...

«Sós em Miami»

Estreou, no passado domingo, no Auditório do IPJ em Coimbra, a peça «Sós em Miami». Com a presença do Embaixador de Cuba, foi ainda lançado o...
Europa

O Sócrates italiano

A reforma da administração pública é uma das prioridades centrais de Romano Prodi. As medidas propostas bem como a campanha de denegrimento dos funcionários são em tudo semelhantes à ofensiva lançada pelo governo de José Sócrates.

PE minimiza riscos

A comissão da Agricultura do Parlamento Europeu adoptou um relatório que branqueia os riscos dos organismos geneticamente modificados (OGM) em benefício dos interesses das multinacionais do sector.

Hartz condenado a prisão

O ex-director de pessoal da Volkswagen, Peter Hartz, foi condenado, na sexta-feira, 26, a dois anos de prisão com pena suspensa e multa de 576...

Sim, claro que sim!

No passado domingo, no seguimento de uma iniciativa de 17 deputados portugueses ao PE, entre os quais os deputados do PCP Ilda Figueiredo e...
Internacional

Líbano pára e exige eleições

Milhões de libaneses aderiram à greve geral decretada pela oposição contra o governo de Fouad Siniora. Em Paris, o primeiro-ministro colheu o apoio do capital, mas no Líbano encontra-se cada vez mais isolado.

Equatorianos saem à rua

Os equatorianos saíram anteontem para as ruas das principais cidades do país numa marcha pacífica cujo objectivo foi apoiar o recém eleito...
Temas

A arte de agarrar a vida <br>no momento exacto

A arte narrativa de Maria Eugénia Cunhal, como de resto a sua poesia, entronca num dado que nos parece fundamental: o de ser uma escrita que assumidamente se constrói a partir de um olhar solidário e inquieto, partindo do eu individual para o eu colectivo. Há, na escrita de Eugénia Cunhal, um atentíssimo olhar sobre o mundo que nos rodeia; sobre as pessoas, as casas, os lugares, os objectos. E tudo isto, que poderíamos acantonar, por comodidade teórica, no mais conseguido do nosso neo-realismo, aquele que conjuga, segundo a teorização de Mando Martins, a Arte literária com o compromisso social, mas que a autora, inventivamente, arrisca por caminhos diversos, sobretudo no conto que dá título a este belíssimo livro.
Argumentos
Religiões

Corrigir o tiro

Tentando simplificar o que é complicado, bem poderia dizer-se que o país político actual se descreve em meia dúzia de palavras.Sócrates não...
Datas da História

Os primeiros comunistas presos

É sabido que os militantes comunistas foram os alvos preferenciais da repressão ao longo dos quase cinquenta anos de ditadura fascista. Eram...
TVisto

Da dificuldade de poupar

No final de Outubro passado a televisão abordou fartamente o tema. Tinha desculpa ou, se se quiser, pretexto: o dia 30 daquele mês era o Dia...

Autor: Monginho

Aconteceu

Neve regressa a Lisboa

A neve regressou à região da grande Lisboa, facto que os meteorologistas atribuem à precipitação associada às baixas temperaturas que assolam...

CA de Sines entre os melhores

O Centro de Artes de Sines está entre os sete finalistas ao galardão de arquitectura contemporânea da UE, distinção à qual concorreram 237...

Governo pondera mais portagens

O secretário de Estado do Ambiente revelou que o Governo está a ponderar a introdução de novas portagens em Lisboa e no Porto.De acordo com a...

Um mundo de desempregados

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o número de desempregados aumentou em 2006 atingindo o valor recorde de 195,2 mil milhões de...

Pescadores portugueses desaparecidos

Quatro pescadores portugueses de Nova Bedford, nos EUA, estão desaparecidos depois da embarcação em que se encontravam ter naufragado, sábado,...

Comício pelo &quot;Sim&quot; no Porto

Sábado, dia 3, às 15h00, no Cinema Batalha. Animação com Banda de Metais de S. Pedro da Cova

Comício no Cercal

No salão da Casa do Povo do Cercal, às 15h30.

Comício na Baixa da Banheira

Quinta-feira, dia 8, com início às 21h00, no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira

Jantar na Casa do Alentejo, em Lisboa

Sexta-feira, dia 9 - dia do encerramento da campanha pelo referendo - Jerónimo de Sousa participa...

A Assembleia da Organização da Função Pública do Porto

realiza-se na sexta-feira, dia 2, com início às 18h00, no Centro de Trabalho da Boavista....

Comício em Lisboa

Quarta-feira, dia 7, a partir das 21h00, no Fórum Lisboa (Av. Roma)

A semana em resumo