No seguimento do XVII Congresso, em Novembro de 2005, o Comité Central aprovou uma resolução sobre questões de organização, sob a consigna, «Sim, é possível! Um PCP mais forte». Tratou-se na altura do profundo compromisso de todo o Partido de proceder à concretização de um conjunto de medidas integradas que visava, no ano em que se assinalava o 85º aniversário do PCP e o 75º Aniversário do Avante!, reforçar a capacidade de intervenção e a organização do PCP.
O referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez esteve em destaque na reunião do Comité Central, realizada nos dias 12 e 13. Na conferência de imprensa, Jerónimo de Sousa prometeu o «empenhamento total» dos militantes do Partido para o voto no «Sim».
O PCP tem propostas para inverter a situação provocada por anos de políticas de direita no distrito de Portalegre, como ficou claro na VIII Assembleia da Organização Regional, realizada em Avis no domingo.
A CGTP-IN não entende que Cavaco Silva defenda «medidas que facilitem os despedimentos, contrariando, dessa forma, as disposições constitucionais e assumindo-se como instrumento avançado das políticas neoliberais».
A Yazaki Saltano pressionou os trabalhadores, usou activistas das estruturas da UGT (habitualmente disponíveis para ceder sem luta), mas agora admite pagar compensações quase no dobro do que propôs inicialmente.
Os portugueses, no quadro da União Europeia, situam-se no grupo dos que mais pagam pelos bens e serviços essenciais, sendo, simultaneamente, os que usufruem dos mais baixos salários e pensões de reforma.
Há quem não queira apurar a verdade sobre factos que envolvem a CIA em actividades criminosas no nosso País. Essa é a leitura, inevitável, depois do chumbo pelo PS, PSD e CDS/PP ao inquérito parlamentar sobre a matéria proposto pelo PCP.
Os comunistas do Porto acusaram Rui Rio de «prepotência e autoritarismo» no despedimento colectivo dos 36 trabalhadores da Culturporto, associação gestora do Teatro Rivoli.
Representantes oficiais do executivo espanhol e da ETA mantiveram várias reuniões durante o ano passado, nas quais foram alcançados compromissos e garantias que propiciaram o anúncio do cessar-fogo permanente pela organização armada basca.
Os deputados do PCP no PE subscreveram uma posição de rejeição do terceiro pacote ferroviário, em debate no plenário desta semana, lamentando que se acelere a liberalização sem se avaliarem as experiências já conhecidas.
Deputados de partidos de extrema-direita anunciaram, na segunda-feira, 15, a constituição de um grupo político no Parlamento Europeu, denominado «Identidade, Tradição, Soberania» (ITS).
Correa e Ortega, prometem aderir à ALBA e reforçar a alternativa bolivariana no subcontinente, juntando-se a Cuba, Bolívia e Venezuela, onde Chavez anunciou que o caminho é agora o socialismo.
O PCP condenou, no passado dia 11, a agressão militar dos Estados Unidos contra a Somália, e expressou solidariedade para com os povos em luta contra o subdesenvolvimento e o neocolonialismo.