Resistência continua ataques

A resistência afegã continua a causar baixas entre as tropas ocupantes. A informação é do próprio comando da Aliança Atlântica no território.
Segundo fonte oficial, um grupo armado que se opõe à presença das tropas da OTAN na nação centro-asiática atacou, terça-feira, uma caravana militar liderada pelos norte-americanos no distrito de Panjwayi, província de Kandahar. Um carro blindado resultou destruído e um soldado morreu na sequência do ataque perpetrado com um míssil.
Também no Sul do Afeganistão, mas na província de Helmand, um militar afegão pereceu no seguimento de um atentado à bomba contra uma patrulha do exército local.
Estatísticas oficiais indicam que desde o início deste ano já morreram no Afeganistão 120 membros das forças invasoras. Por outro lado, os mesmos números dizem que na última semana os ocupantes abateram cerca de 180 guerrilheiros só no Sul do País.
A OTAN tem em marcha várias operações numa das regiões mais insubmissas do Afeganistão. Desde o início de Outubro foram mobilizados para as províncias acima citadas e para Uruzgán e Zabul cerca de 33 mil soldados. O Pentágono teme que com a chegada do inverno, os insurgentes reforcem as acções de combate.


Mais artigos de: Breves Intenacional

<br>Solidários com Emir Sader

Decorre desde o início deste mês um abaixo-assinado de solidariedade com o professor e sociólogo brasileiro Emir Sader, recentemente condenado por um tribunal de São Paulo por alegadas injúrias, calúnia e difamação.Em causa está um artigo publicado na página oficial da revista «Carta Maior» no qual Sader responde ao...

FSLN perto da vitória

Quando estão contabilizados cerca de 70 por cento dos círculos eleitorais na Nicarágua, Daniel Ortega, candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) à chefia do Estado e ex-presidente da república, lidera a contagem dos votos com cerca de 40 por cento contra os pouco mais de 30 por cento do seu mais...

Cuba dá o exemplo

Cuba é o único país do mundo que cumpre os padrões estabelecidos no que ao desenvolvimento sustentado diz respeito. A afirmação foi feita no relatório bianual da Fundação Mundial da Natureza, apresentado em Pequim, no final do passado mês de Outubro.Segundo um dos autores do estudo, Jonathan Loh, citado pela EFE, tal...