
- Nº 1714 (2006/10/4)
Portalegre, que futuro?
PCP
A ameaça de encerramento que pesa sobre a unidade fabril da Jonhson Controls, em Portalegre, faz a Comissão Concelhia de Portalegre do PCP temer pelos postos de trabalho dos seus 250 trabalhadores e o futuro da cidade e da região.
Para o PCP, são pois muito graves as declarações do ministro da Economia no sentido da inevitabilidade deste encerramento, que considera mesmo como uma evolução do tecido produtivo nacional para empresas com outro nível de inovação e sem estratégias de desenvolvimento baseadas em mão-de-obra barata. Por outro lado, vê com «extrema preocupação» o facto de a cidade de Portalegre, depois de ter perdido a centenária Empresa Lanifícios, perder agora a Fábrica Jonhson Controls, sendo que também para a Robinson o futuro se apresenta precário.
«Para que serve uma Zona Industrial renovada, se não se conseguem captar novos investimentos, nem manter empresas que fazem parte da própria identidade da cidade e da região?» e que medidas vai o Governo tomar para «colmatar a perda de tantos postos de trabalho numa região tão carenciada e desprotegida?», pergunta o PCP, questionando ainda o presidente da Câmara Municipal de Portalegre e o Governador Civil sobre «quais as soluções estratégicas que apontam para a resolução destas situações».
Preocupação merece igualmente ao PCP o facto de o concelho de Portalegre estar a perder importância política e económica. De facto, afirma, as obras efectuadas ao abrigo do Programa Polis na cidade de Portalegre, longe de corresponderem «a uma nova dinâmica do tecido produtivo regional e da gestão camarária» não passam de «investimentos isolados do Governo Central».