Alfabetização no Uruguai

Cerca de 200 alunos uruguaios vão participar no Plano Piloto de Alfabetização de Cuba. A iniciativa cobre diferentes bairros de todo o país, segundo informou o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Yamandú Ferraz, dando prioridade às zonas abrangidas pelo Plano de Emergência, onde se regista maior concentração de analfabetos.
O Plano cubano a aplicar no Uruguai foi criado pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano, com sede em Havana, e está a ser implementado também no México, Nova Zelândia e Brasil, entre outros países. O método designa-se «Sim eu posso» e tem como base material audiovisual adaptável à cultura de cada país, de forma a ajudar adultos a identificar a linguagem oral com a linguagem escrita. No final, os alunos devem ser capazes de compreender uma página de texto e de expressar por escrito as suas ideias, ainda que em linguagem rudimentar, e efectuar cálculos matemáticos.
O programa tem início em Outubro e deverá prosseguir em 2007, abrangendo mais pessoas, permitindo aos primeiros 200 alfabetizados um segundo curso chamado «Sim eu posso seguir».


Mais artigos de: Breves Intenacional

<br>Atentado em Damasco

Homens armados atacaram esta terça-feira a embaixada dos EUA na capital da Síria, Damasco, provocando quatro mortos e um ferido. Nenhum norte-americano foi atingido no ataque. Como sucede na generalidade das representações diplomáticas dos EUA, o exterior das instalações é guardado por forças militares ou policiais...

Irão não cede

O director-geral do Organismo Internacional para a Energia Atómica (OIEA), Mohamed El Baradei, defendeu esta semana em Viena a necessidade de encontrar uma saída diplomática para a questão nuclear iraniana. O diferendo foi criado artificialmente pelos EUA que acusam Teerão de estar a tentar fabricar armas de destruição...