- Nº 1698 (2006/06/15)

Cuba lidera na educação

Internacional

O vice-ministro da Educação de Cuba, Rodolfo Órtiz, revelou que metade dos jovens cubanos entre os 18 e os 24 anos frequentam o ensino universitário.
Os dados confirmam a liderança do país no que concerne ao acesso gratuito da população aos mais elevados níveis de educação, facto ao qual acresce, de acordo com o responsável, a triplicação do número de estudantes licenciados no ano de 2006, cerca de 90 mil.
No próximo mês de Setembro, outros 180 mil jovens poderão integrar o ensino universitário, disse ainda Órtiz, número que ajuda a explicar porque é que Cuba se encontra nos antípodas da região nesta matéria. Na América Latina e no Caribe, a ONU estima que, em média, 10 por cento da população seja analfabeta e que a esmagadora maioria abandona o ensino antes do fim do 2.º ciclo.
Entretanto, na Bolívia, o presidente Evo Morales entregou os primeiros mil diplomas da campanha de alfabetização em curso no país com o auxílio de professores cubanos. O programa «Yo sí puedo» teve início em Março e assinala já mais de cem mil inscritos. O objectivo é declarar a Bolívia um território livre do analfabetismo dentro de dois anos.