- Nº 1698 (2006/06/15)

Beja e Ribeira Brava

Aconteceu

Os municípios de Beja e da vila cabo-verdiana de Ribeira Brava geminaram-se, quinta-feira, para aprofundar os laços históricos e promover as trocas sócio-culturais, técnicas-ciêntificas e económicas entre as duas populações.
Recordando as «fortes ligações» entre Portugal e Cabo Verde, Amílcar Spencer Lopes, presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, justificou a assinatura dos protocolos de amizade, cooperação e geminação com a necessidade de «facilitar os intercâmbios entre as populações para consolidar o que a história nos ofereceu».
Francisco Santos, presidente da Câmara Municipal de Beja, considerou estes protocolos como «excelentes meios para desenvolver e consolidar os esforços de cooperação e amizade entre Portugal e Cabo Verde».
Com o protocolo de geminação, os municípios pretendem aprofundar laços através do estudo e da valorização da herança histórico-cultural comum.
«Queremos que as populações locais conheçam os valores sociais, culturais e etnográficos que existem entre a Ribeira Brava e Beja», explicou Francisco Santos.