Intervenção no Fórum Social Português

<font color=0094E0>• </font>Os partidos e os movimentos sociais

Jerónimo de Sousa
Importa saber se na génese deste debate e neste espaço de convergência arquitectado pelo Fórum se estabelece uma dicotomia dilemática entre partidos e movimentos sociais, ou antes estamos perante um momento privilegiado, um acto potenciador da acção comum, que faça confluir na mesma corrente organizações, movimentos e lutas muito diversificadas que objectivamente têm uma mesma matriz anti-neoliberal, quando não mesmo anti-imperialista (cujo exemplo se manifestou na luta pela paz e contra a guerra), ou até anti-capitalista.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

<font color=0094E0>• </font>A subordinação do poder político ao poder económico

Para conhecer a realidade não basta a percepção sensorial. Não basta olhar, ouvir, cheirar, apalpar. Há que localizar espacialmente e que dimensionar temporalmente a realidade apercebida para que o conhecimento seja minimamente humano. Para interpretar a realidade não chega dispor dos ingredientes do conhecimento. Não chega misturar o sentir, a localização, o dimensionamento da realidade num todo aparentemente coerente. Há que aplicar uma metodologia e que confrontar esse conhecimento com uma perspectiva, com ideias, com noções, com uma «leitura» da História, com uma concepção.

<font color=0094E0>• </font>Propinas e outras coisas mais

Cada vez que o governo fala em propinas anuncia uma nova etapa do ataque ao ensino público. A presente proposta governamental de lei de bases do financiamento do ensino superior retoma com novo fôlego o projecto de longo prazo de fazer os estudantes (ou suas famílias) pagarem os respectivos estudos, na proporção em que vai reduzindo o esforço do Estado na comparticipação dessa oferta, e, simultaneamente, de promover o sector privado de oferta de ensino. Por outras palavras, a privatização, tão rápida quanto for consentida, dum bem público que é o acesso universal à Educação.