A Alemanha está em guerra

Rui Paz
Quatro soldados da Bundeswehr morreram e três dezenas ficaram feridos quando pretendiam atingir o aeroporto de Cabul e regressar à Alemanha, após o cumprimento de mais uma missão de serviço. Nos últimos meses subiu drasticamente o número de soldados alemães mortos ou feridos na capital do Afeganistão.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

<font color=&quot;0093DD>• </font>Os impérios não são eternos

A dívida externa dos países subdesenvolvidos atingiu proporções colossais. O funcionamento da sua engrenagem faz dela uma máquina antropofágica. Devora aqueles que a contraem. É a escravidão pela dívida. Pressionados pelo FMI, que fala por Washington, governos tutelados e incapazes de defender a dignidade nacional, cedem.

<font color=&quot;0093DD>• </font>De que falamos, quando falamos de terrorismo?

Os que viveram o fascismo em Portugal ainda se lembram que eram «terroristas» os movimentos de libertação das antigas colónias, e que todos os que apoiavam essa luta eram acusados de «apoiar o terrorismo», de «anti-patriotas», de «conspirar contra a segurança do Estado». E muitos foram os que pagaram por isso com a tortura, a prisão e até com a própria vida.

<font color=&quot;0093DD>• </font>Os perigos do armamento não convencional

Estamos presentemente perante uma renovada corrida aos armamentos. Não temos hoje um mundo bipolar nem é óbvia a ameaça ao centro capitalista hegemónico; o que se passa agora terá mais a ver com as necessidades intrínsecas do sistema, em luta pela sua própria sobrevivência, em guerra contra o mundo.