Alerta na Opel-Azambuja

A deputada de «Os Verdes», Heloísa Apolónia entregou, na passada semana, na Assembleia da República, um requerimento em que pede explicações ao Ministério da Economia e da Inovação sobre a situação da Opel-Azambuja.
No documento, os ecologistas lembram que a General Motors Portugal (Opel-Azambuja) emprega directamente mais de mil trabalhadores e envolve mais de seis mil postos de trabalho indirectos.
Neste momento, todos estes trabalhadores se confrontam com uma situação de indefinição quanto ao futuro da empresa, na medida em que correm «rumores» de deslocalização da produção para fora do País.
«Uma decisão desta natureza comportaria um drama social de grande dimensão e representaria um problema económico nacional muito significativo, bem como os índices de exportação, tendo em conta que 95 por cento de produção do modelo “Combo” é afecto a exportação», acentuam «Os Verdes».
Entretanto, enquanto se esperava que neste momento se estivesse já a negociar a entrada de um novo modelo para fabricação da Opel-Azambuja, uma vez que o modelo «Combo» só está assegurado até 2009, o que os trabalhadores sabem é que está a ser feito um estudo para aferir da viabilidade e rentabilização da produção do modelo actual.
«É evidente que estes dados, que tem sido pouco esclarecidos, devem legitimar uma profunda inquitação por parte dos trabalhadores, que tudo têm dado para o sucesso da empresa e que dela dependem para trabalhar», alertam os ecologistas.


Mais artigos de: Aconteceu

Micro e Pequenos Empresários preocupados

As Associações de Micro e Pequenos Empresários da Região de Setúbal debateram, recentemente, a actual situação económica portuguesa e manifestaram a sua preocupação quanto ao futuro de dezenas de milhar de micro e pequenos empresários.«A acentuada diminuição do poder de compra da população em geral», «a elevada carga...

MDM contra arrogância do Governo

Por ocasião do Dia da Mãe, que se realizou no domingo, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifestou a sua inquietação «pelas condições precárias da maternidade em Portugal, nomeadamente face à atitude autista e arrogante do Governo e do seu Ministro da Saúde que persistem no propósito de encerrarem maternidades,...

Encontro Nacional de Deficientes

Muito próximo de um milhar de pessoas com deficiência, técnicos, familiares e amigos de vários pontos do País, estiveram, sábado, no 16.º Encontro Nacional de Deficientes, realizado no Porto. Esta iniciativa teve como momento solene a homenagem póstuma ao dirigente associativo Libertário Pinto.O Encontro Nacional de...

Troca de alimentos por sexo na Libéria

A organização humanitária Save The Children denunciou que capacetes azuis estacionados na Libéria e funcionários de várias organizações humanitárias estão a trocar comida e outros bens por sexo com meninas, em campos de refugiados.A denúncia, feita no início da semana, baseia-se num estudo feito com entrevistas a 160...