- Nº 1688 (2006/04/6)
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Mantém-se problema dos esgotos

Breves PCP

«O Guadiana não pode continuar a suportar a descarga de esgotos», afirma a Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP, para quem a actual gestão PSD na Câmara tem de assumir esta questão como prioridade, pois só com este problema resolvido é possível melhorar o ambiente e a qualidade de vida das populações.
Há mais de oito anos, a gestão CDU conseguiu com grande esforço o financiamento para o projecto e para a construção da ETAR que serviria Vila Real de Santo António e Castro Marim. Porém, os oito anos de gestão PS que seguiram, corresponderam, nesta questão, a «tempo perdido em recursos e desaproveitamento completo das infra-estruturas implantadas, como condutas e estações elevatórias». Aliás, no Protocolo que assinou com a empresa «Águas de Algarve» – a quem, com o apoiou do PSD e os votos contra da CDU, entregou a obra e gestão do sistema – o PS não teve a preocupação de acautelar o seu cumprimento integral no que respeita à conclusão da obra e funcionamento do sistema.
Agora, com o PSD à frente do município, é a ele que cabe assumir a responsabilidade pelo problema, diz o PCP. Porém, que se conheça, ainda nada fez para resolvê-lo e sobre ele não deu qualquer informação à população.