Basta de incêndios!

A Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP teme que neste Verão volte a verificar-se uma vaga de incêndios, uma vez que o Governo não apresentou até agora o pacote de medidas que prometeu em Setembro passado. Só há dias acabou por anunciar «com pompa e circunstância» aquilo que, afinal, todos os anos é feito: compra de material, substituição de equipamentos e entrada no terreno de equipas de vigia. Contudo, se eventualmente houver um incêndio que seja a menos que há um ano, cantará vitória ...enquanto a floresta vai ardendo.
A DORC lembra, entretanto, que o PCP apresentou na Assembleia da República um conjunto de propostas, nomeadamente um projecto para a rearborização de áreas ardidas, que foi chumbado pela direita; um Projecto de Resolução que aponta diversas medidas na área da prevenção e combate aos fogos florestais que, apesar de aprovado, continua por regulamentar; e a Lei de Bases da Política Florestal, também aprovada e também por regulamentar.
Aliás, de acordo com a opinião de algumas corporações de bombeiros ouvidas pelo PCP, uma parte das verbas destinadas ao combate de incêndios deveria ser usada na sua prevenção.
O PCP volta, pois, a reiterar a sua opinião de que após os incêndios deve ser feita uma reflorestação que impeça a rápida erosão dos solos e estruture o espaço florestal e elaborados os Planos Regionais de Ordenamento Florestal, impondo-se, também, tirar melhor aproveitamento do investimento realizado no Centro de Biomassa de Miranda do Corvo, designadamente no que se refere à investigação.
Por outro lado, o PCP alerta para a desmotivação económica que se está a gerar nos proprietários de zonas ardidas e da floresta, devido à enorme burocracia existente na apresentação de projectos.


Mais artigos de: PCP

Intervir mais e melhor

A 2.ª Assembleia Concelhia de Loulé do PCP reuniu no dia 14 de Junho, no Salão da Junta de Freguesia de Quarteira, 20 anos após a realização da sua 1.ª Assembleia, mercê de um grande esforço e empenhamento de alguns militantes.

Reforçar ligação aos trabalhadores

A Organização da freguesia de Olivais do PCP realizou, no passado dia 7 de Maio, a sua 8.ª Assembleia de Organização, com a participação de Martinho Baptista, membro do Comité Central e da DORL e responsável pela Zona Oriental de Lisboa, que encerrou os trabalhos.A Assembleia analisou o projecto de Resolução Política e...

Concelhia rejuvenescida

Os comunistas do concelho de Armamar reuniram, no passado dia 8 de Junho, a sua Assembleia de Organização Concelhia. A Assembleia analisou e debateu a actual situação política nacional e local, aprofundou ideias em torno das questões que hoje se colocam a todo o Partido em termos orgânicos e elegeu, por unanimidade, a...

É possível outra política

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, reunida no dia 31 de Maio, analisou a situação social e política na região, constatando com preocupação que o emprego aumenta de forma acelerada e cada vez mais se degradam os níveis de vida dos trabalhadores e das populações.De facto, diz o PCP, a política seguida...

Solidariedade com um milhão de portugueses

No ano europeu dedicado às pessoas com deficiência, a Festa vai apresentar as propostas do PCP, «que sempre esteve à frente na defesa dos direitos dos mais de um milhão de deficientes portugueses», contou o responsável pela organização do Partido no sector, João Valentim.

Pontos nos ii sobre o Fórum Social Português

1. A realização do Fórum Social Português e a viva controvérsia de pontos de vista e de atitudes que envolveram a sua preparação dificilmente serão compreensíveis à margem do que sobre ele se concebia e dos objectivos que a ele se atribuíam.Para um largo conjunto de organizações, claramente maioritário e onde o PCP se...