Setúbal

É possível outra política

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, reunida no dia 31 de Maio, analisou a situação social e política na região, constatando com preocupação que o emprego aumenta de forma acelerada e cada vez mais se degradam os níveis de vida dos trabalhadores e das populações.
De facto, diz o PCP, a política seguida pelo actual Governo PSD/PP em vez de fazer sair Portugal da crise económica em que se encontra arrastou o País para a recessão económica, não se vislumbrando «a luz ao fim do túnel».
Na região, as consequências desta política têm sido desastrosas, nomeadamente ao nível do desemprego. Em Abril deste ano, há já mais de 38.200 inscritos no I.E.F.P., número que se aproxima dos valores registados na década de oitenta. Entretanto, estão «em gestação» mais despedimentos colectivos - ALCOA, SPEL, ADP -, e há da parte do Governo a intenção de extinguir a Gestnave, estando por cumprir os acordos entre o Estado português e a Lisnave. Ou seja, uma grave crise que o Governo reconheceu ao sentir a necessidade de elaborar o Plano de Intervenção da Península de Setúbal (PIPS) que admite que «o desemprego, sendo estrutural, exige uma resposta adequada e centrada nas especificidades locais e regionais, uma vez que são reconhecidas as insuficiências no âmbito de uma economia de mercado, a qual não é capaz, por si só, de dar respostas suficientes.»
O Governo, no entanto, limitando-se ao «Reforço de medidas já implementadas pelo Instituto de Emprego e Formação profissional» e prosseguindo a sua política de destruição e privatização do aparelho produtivo, acaba por ser o «promotor e cúmplice das débeis condições de vida dos trabalhadores e da população» da região de Setúbal. Por outro lado, as actualizações salariais, que não acompanham minimamente os aumentos dos preços dos bens de consumo, contribuem também para uma baixa dos salários reais.
A DORS analisou ainda a nefasta política do Governo noutros sectores, designadamente no ensino, educação e saúde, considerando que «uma outra política é possível, e, por fim, procedeu ao balanço da actividade partidária, que considerou positivo, e apontou as principais linhas de orientação para os próximos meses.


Mais artigos de: PCP

Intervir mais e melhor

A 2.ª Assembleia Concelhia de Loulé do PCP reuniu no dia 14 de Junho, no Salão da Junta de Freguesia de Quarteira, 20 anos após a realização da sua 1.ª Assembleia, mercê de um grande esforço e empenhamento de alguns militantes.

Reforçar ligação aos trabalhadores

A Organização da freguesia de Olivais do PCP realizou, no passado dia 7 de Maio, a sua 8.ª Assembleia de Organização, com a participação de Martinho Baptista, membro do Comité Central e da DORL e responsável pela Zona Oriental de Lisboa, que encerrou os trabalhos.A Assembleia analisou o projecto de Resolução Política e...

Concelhia rejuvenescida

Os comunistas do concelho de Armamar reuniram, no passado dia 8 de Junho, a sua Assembleia de Organização Concelhia. A Assembleia analisou e debateu a actual situação política nacional e local, aprofundou ideias em torno das questões que hoje se colocam a todo o Partido em termos orgânicos e elegeu, por unanimidade, a...

Basta de incêndios!

A Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP teme que neste Verão volte a verificar-se uma vaga de incêndios, uma vez que o Governo não apresentou até agora o pacote de medidas que prometeu em Setembro passado. Só há dias acabou por anunciar «com pompa e circunstância» aquilo que, afinal, todos os anos é feito:...

Solidariedade com um milhão de portugueses

No ano europeu dedicado às pessoas com deficiência, a Festa vai apresentar as propostas do PCP, «que sempre esteve à frente na defesa dos direitos dos mais de um milhão de deficientes portugueses», contou o responsável pela organização do Partido no sector, João Valentim.

Pontos nos ii sobre o Fórum Social Português

1. A realização do Fórum Social Português e a viva controvérsia de pontos de vista e de atitudes que envolveram a sua preparação dificilmente serão compreensíveis à margem do que sobre ele se concebia e dos objectivos que a ele se atribuíam.Para um largo conjunto de organizações, claramente maioritário e onde o PCP se...