Direita polaca<br> quer poder absoluto

Jaroslaw Kaczynski, presidente do partido conservador polaco «Lei e Justiça» (PiS), que governa em minoria, anunciou, no sábado, 18, que irá pedir a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições antecipadas para Maio próximo, ou seja, apenas oito meses depois das últimas legislativas.
Jaroslaw, que é irmão gémeo do presidente da República, Lech Kaczynski, e é considerado como o verdadeiro governante da Polónia, argumentou que o actual executivo precisa da maioria indispensável para poder realizar com eficácia o seu programa.
Intervindo numa convenção nacional do PiS dedicada às eleições autárquicas do próximo Outono, o líder conservador apelou à Plataforma Cívica (PO) para que apoie a proposta, mas esta formação liberal, preterida pelos conservadores na formação do governo, acusou o executivo de incompetência e exigiu a sua demissão.


Mais artigos de: Breves Europa

<br>Milionários financiam<br> partido de Blair

O primeiro-ministro britânico admitiu, na sexta-feira, 17, que o seu partido recebeu cerca de 14 milhões de libras (20 milhões de euros) em donativos entregues sob a forma de empréstimos, «em respeito total pelas regras».Na verdade, os «empréstimos» não passavam de uma forma de contornar a lei, já que os partidos não são...

Greve geral<br> na Grécia

Bancos, escolas, transportes, incluindo aéreos, bem com a generalidade dos serviços públicos paralisaram na Grécia, dia 15, em protesto contra a política laboral do governo conservador que pretende suprimir as convenções colectivas para permitir mais liberdade de movimentos ao patronato e incentivar o investimento.A...