- Nº 1683 (2006/03/2)
Mangualde

Contra o encerramento das Urgências no Centro de Saúde

Nacional

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu, correspondendo às preocupações sentidas pela população de Mangualde, decorrentes do anunciado encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Magualde, está a promover um abaixo-assinado, exigindo do Governo a manutenção do SAP e de todas as valências e serviços existentes nesta unidade de saúde.
«Sucessivos governos têm vindo a colocar em causa o direito à saúde que a Constituição da República assegura, nomeadamente com a privatização de diversos serviços, com as taxas moderadoras e os seus aumentos, com a ausência de comparticipação de diversos medicamentos e com o encerramento de muitos serviços em unidades hospitalares», alerta o abaixo-assinado.
O encerramento de mais serviços, já anunciados pelo actual Governo, continua o documento, «agrava as condições de acesso aos cuidados de saúde sobretudo por parte daqueles que têm menos recursos ou que vivem mais longe dos hospitais distritais. Esta política que o Governo quer levar a efeito é desumana. Castiga quem se sente doente e prolonga o sofrimento de quem mais precisa de cuidados urgentes: as crianças e os idosos».