
- Nº 1673 (2005/12/22)
Defender o concelho
Breves Nacional
A CDU de Sintra quer que a Câmara aprove medidas que impeçam construções, obras ou abates de árvores nos próximos dois anos, para evitar o vazio legal durante o processo de revisão do plano de urbanização da vila.
«Consideramos que é importante que o plano seja renovado e que se introduzam alterações para se defender o conceito de paisagem cultural (classificado pela UNESCO como património da humanidade)», disse, em declarações à Lusa, Baptista Alves.
Segundo o autarca da CDU, como o plano de urbanização de Sintra tem de ser revisto no próximo ano, as medidas preventivas apresentadas ao Executivo liderado por Fernando Seara (PSD) destinam-se a «suspender a aplicação de qualquer outro plano ou de outras formas de intervenção urbanística».
As medidas preventivas propostas pela CDU passam pela proibição de loteamentos e obras de urbanização, construção, ampliação, alteração e reconstrução, «com excepção das que estejam sujeitas apenas a um procedimento de comunicação prévia à Câmara Municipal». O «derrube de árvores em maciço ou a destruição do solo vivo e do coberto vegetal» é outra das prioridades que a CDU apresentou ao Executivo PSD.