... e treina curdos no Iraque

O jornal israelita Yediot Ahronot denunciou, na edição de quinta-feira da semana passada, que antigos membros das forças armadas de Israel estiveram no Norte do Iraque a dar instrução militar a elementos das milícias curdas.
A notícia foi prontamente desmentida pelas autoridades israelitas, as quais garantiram à vizinha e aliada Turquia – país que desde 1984 combate violentamente os independentistas curdos – que ninguém se deslocou oficialmente à região para treinar curdos. Apesar das informações indicarem que os instrutores entraram no território iraquiano disfarçados de funcionários do ministério da Agricultura, Israel nega responsabilidades e sublinha que tais indivíduos não passam de mercenários.
Quem também não confirmou o conteúdo da notícia foi o presidente do Curdistão iraquiano. Após uma reunião com o seu homólogo do governo fantoche do Iraque, o curdo Jalal Talabani, Massud Barzani negou os treinos aos peshmergas e ainda rejeitou que o aeroporto internacional de Ebril esteja a ser construído com ajuda israelita, facto igualmente denunciado pelo artigo do Yediot.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Israel ataca Gaza...

Um helicóptero do exército israelita bombardeou, domingo, um escritório na cidade de Gaza, incidente que apesar da violência não deixou qualquer vítima mortal.A versão de Telavive é que o edifício albergava membros de uma organização «terrorista», mas várias testemunhas afirmam que nas instalações só trabalham indivíduos...

CIA ataca no Paquistão

De acordo com informações apuradas pela cadeia NBC News junto de responsáveis militares norte-americanos, o ataque contra uma habitação no Norte do Paquistão foi levado a cabo por um avião não tripulado da CIA, versão que desmente a avançada anteriormente pelas autoridades de Islamabad, segundo as quais o incidente teria...