Autoeuropa foi segunda escolha

A Volkswagen decidiu produzir o seu novo veículo na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e não na Autoeuropa, em Palmela. A produção do todo-o-terreno Mar­ra­kesh foi negociado entre a direcção do grupo alemão e os sindicatos alemães e a decisão foi tomada na noite de segunda-feira depois dos representantes dos trabalhadores aceitarem baixar custos de produção em cerca de 850 euros por unidade, ou seja, diminuir os salários dos operários, segundo a imprensa.
Hartmut Meine, presidente do Sindicato Alemão dos Metalúrgicos, responde que o acordo celebrado «não representou cedências salariais» para os operários de Wolfsburg abrangidos pelo Acordo de Empresa, mas sim que o automóvel será construído pelos operários da Auto 5000 SARL, sociedade «low-cost» criada pela Volkswagen que não beneficiam das tarifas salariais estabelecidas no Acordo de Empresa da Volkswagen, ganham cerca de 20 por cento menos do que os sus colegas e têm horários de trabalho mais extensos.
Segundo a Lusa, a Volkswagen, quer reduzir as despesas em cerca de 10 mil milhões de euros e aumentar os lucros antes de impostos de quatro mil milhões de euros para 5,1 mil milhões de Euros, até 2008. Para tanto, o fabricante alemão tenciona para isso suprimir entre 10 mil e 30 mil postos de trabalho.


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