
- Nº 1658 (2005/09/8)
Intervenção de Lígia Faria
Transformar o sonho em vida
Festa do Avante!
Durante décadas lutámos para ver um dia o sol nascer, lutámos com uma imensa confiança, certos de que transformar é possível, com uma profunda esperança de viver num país onde homens, mulheres e jovens, vivessem livremente.
Destaque:Autor: (nenhum)Abílio FernandesAgostinho LopesAlbano NunesAlexandre AraújoÁlvaro CunhalAna SaldanhaAnabela FinoAnabela Fino, GuDepois da Revolução de Abril, trinta e um anos se passaram, as flores crescem ansiosas de liberdade e igualdade, as sementes batalham por viver, a confiança e a esperança dão?lhes vida, temos que as defender, porque é possível sonhar e transformar o nosso sonho em vida, porque este sonho tem partido, o partido do povo, o Partido Comunista Português.
A JCP ousa defender os direitos da juventude portuguesa. Este ano a JCP lançou uma campanha junto dos jovens trabalhadores, onde os sonhos passaram a realidade, reforçando a nossa organização, concretizando milhares de contactos, conhecendo diversas realidades do mundo do trabalho. Só assim podemos transformar o sonho em vida, organizando para a luta contra a exploração, garantindo trabalho com direitos e salários justos.
Os jovens comunistas lutaram com os seus colegas estudantes, combatendo a grave ofensiva das políticas de direita à educação e à cultura. Os estudantes do ensino secundário, travam grandes lutas, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, para todos contra a elitização do ensino, contra a revisão curricular. Os estudantes do ensino profissional, lutaram contra as propinas e as privatizações. Os do ensino superior lutaram contra as propinas e contra o processo de Bolonha.
Os jovens comunistas, na linha da frente garantem que serão milhares aqueles que, para o ano, darão continuidade a estas lutas.
Camaradas e amigos
A terra dos sonhos, da união e da solidariedade, a Quinta da Atalaia, contou com a participação de milhares de jovens, que a povoaram durante dois meses e assumiram com dedicação as mais variadas tarefas para a erguer e durante três dias para a encher de alegria, confiança, sentimento e vontade de mudança. A JCP saúda a participação dos milhares de jovens, que com ousadia participaram na construção e realização do maior evento político e cultural do nosso país, a Festa do Avante.
Saudamos todos os camaradas que aderiram à JCP durante as jornadas de implantação e durante a própria Festa.
Juntos lutamos pelo ideal comunista!
Camaradas e amigos
Por todo o mundo os jovens travam grandiosas lutas.
Saudamos o 16.° Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, acolhido pela Venezuela, que sob o lema «Pela paz e a solidariedade lutamos contra o Imperialismo e a Guerra», contou com a participação de mais de 17 000 jovens de todo o mundo, onde estiveram 60 jovens portugueses.
Saudamos o 60.° aniversário da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, pelo seu contributo na luta contra o Imperialismo.
Saudamos os milhares de jovens candidatos nas listas da CDU às eleições autárquicas.
Saudamos os jovens da Ecolojovem.
Camaradas e amigos
Marcámos o VIII Congresso da Juventude Comunista Portuguesa! Para Maio de 2006, sob o lema «Transformar o sonho em vida».
stavo CarA experiência de 26 anos de lutas, permite?nos sonhar e transformar aquele que é o ideal comunista, o ideal de uma sociedade mais justa, numa realidade há tanto esperada, em todo o mundo, onde os direitos, a liberdade e a alegria, sejam o dia a dia de cada um de nós.
As ofensivas do grande capital têm incidido gravemente sobre a juventude. Vivemos um tempo de resistência e de acumulação de acumulação de forças. Transformar é possível, lutando por uma sociedade com muita confiança no futuro uma sociedade sem opressores nem oprimidos, a sociedade socialista.