Quebra de vendas nos combustíveis
Os portugueses estão a consumir menos combustíveis, sobretudo gasóleo, devido aos aumentos de preços verificados neste último ano e meio. Estes aumentos, que segundo o sector determinam o fenómeno, contrariam a teoria económica que defende que os preços, no caso da energia, não afectam o comportamento dos consumidores.
Um documento do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia aponta entretanto para uma quebra de 7,5 por cento nas vendas da gasolina até Abril face a igual período do ano passado e de 1,6 no gasóleo, enquanto a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas referentes a Julho – baseada na média-móvel contabilizada em litros –, para uma quebra de 5 por cento na gasolina nos últimos as meses e uma desaceleração no crescimento do gasóleo.
Apesar da escalada de preços, o consumo de energia subiu 10 por cento até Abril na indústria, relativamente a igual período de 2004, afectando grandes, pequenas e médias empresas e levando alguns sectores mais afectados a procurar outras fontes de energia.
Um documento do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia aponta entretanto para uma quebra de 7,5 por cento nas vendas da gasolina até Abril face a igual período do ano passado e de 1,6 no gasóleo, enquanto a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas referentes a Julho – baseada na média-móvel contabilizada em litros –, para uma quebra de 5 por cento na gasolina nos últimos as meses e uma desaceleração no crescimento do gasóleo.
Apesar da escalada de preços, o consumo de energia subiu 10 por cento até Abril na indústria, relativamente a igual período de 2004, afectando grandes, pequenas e médias empresas e levando alguns sectores mais afectados a procurar outras fontes de energia.