Corrida a Marte

A Agência Espacial Europeia (ESA), organismo que Portugal integra desde Novembro de 2000, lançou na passada segunda-feira, dia 2, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a sua sonda «Mars Express» com o objectivo de recolher amostras no planeta Marte.
Também a NASA, a agência espacial norte-americana, retomou as investigações em Marte, anunciando para o próximo domingo o envio do seu primeiro veículo de exploração, a que seguirá um segundo dias depois, esperando-se que ambos aterrem em diferentes pontos de Marte em Janeiro do próximo ano.
O aparelho europeu, baptizado Beagle II, viajará até à superfície marciana num foguetão russo Soyuz, com uma aterragem prevista para os últimos dias de Dezembro. O veículo está equipado de sensores, câmaras, compartimentos de análise, um microscópio, um triturador de rocha e um braço capaz de perfurar mais de um metro de solo marciano.


Mais artigos de: Breves Europa

Desemprego sobe em Portugal

O desemprego em Portugal atingiu 7,3 por cento em Abril, registando, pelo segundo mês consecutivo, o maior crescimento mensal entre os países da União Europeia (UE), de acordo com os dados divulgados, na terça-feira, pelo Eurostat.O Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias estima que, de Março para Abril, o...

SPD aprova reformas de Schroeder

Apesar de muito contestadas quer pelos sindicatos, quer no interior do próprio Partido Social-Democrata (SPD), as polémicas reformas sociais do governo de Gerhard Schroeder foram aprovadas pela esmagadora maioria dos delegados presentes no congresso extraordinário realizado no passado domingo, em Berlim. Cerca de 90 por...