Comunicar livremente

A Internet, o software livre e as iniciativas do PCP nesta área vão estar presentes na Festa, pelo segundo ano consecutivo, no Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação, situado no Pavilhão Central. Neste espaço, estarão em destaque o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como factor de desenvolvimento local; a importância da Internet como meio colaborativo, alternativo e revolucionário de comunicação; e a problemática das patentes de software como atraso tecnológico são os temas da exposição que estará patente neste espaço. Nestas áreas, os comunistas, nas autarquias e nos parlamentos nacional e europeu têm um importante trabalho realizado.
Durante os três dias da Festa, decorrerão workshops de demonstração, instalação e utilização para adultos e crianças de software livre. Serão ainda editados dois CD's: a versão 2.0 do Komunix, uma distribuição baseada no sistema operativo livre Linux, e o alterCD, que inclui aplicações de software livre, textos e iniciativas do PCP nesta área.
Os debates sobre assuntos relacionados com esta área marcarão serão uma constante neste espaço, que se prevê que, à semelhança do ano anterior, atraia muitos visitantes da Festa, nomeadamente jovens. No sábado, discutir-se à «Patentes vs. Propriedade intelectual» e «TIC's como factor de desenvolvimento local». No domingo, «As Tecnologias da Informação e Comunicação – perspectivas ideológicas» é o tema escolhido para a tarde de domingo, antes do comício de encerramento.
Para além dos debates, decorrem ainda workshops, abertos aos visitantes da Festa. Desde acções sobre software livre – instalação do Linux – a actividades ligadas à informática para crianças, será possível fazer de tudo um pouco no espaço das TIC’s.

Rádio Co­munic

A rádio é outra forma de comunicação. A Co­munic, rádio do PCP na Internet, no ar todas as quintas feiras entre as 15 e as 18 horas e passível de ser consultada e ouvida mais tarde, no arquivo, em www.co­munic.pcp.pt , é uma aposta do PCP numa nova forma de comunicação em que se pretende dar a conhecer o passado e o presente do Partido, do País e do mundo e a desafiar o futuro. A Co­munic dá um grande destaque à entrevista e à reportagem, fazendo cobertura das propostas e acção do PCP, ao mesmo tempo que aborda temas da actualidade, de natureza política, social, cultural.
Como não podia deixar de ser, durante os últimos meses tem vindo a cobrir todos os mais variados aspectos da preparação de mais uma edição da Festa do Avante! e, por isso, também estará presente durante os dias da Festa, com um estúdio montado em pleno Pavilhão Central. Será a partir daí que vai emitir nos três dias da Festa, durante duas horas diárias, para além de fazer também a transmissão em directo do Comício de encerramento.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Finalíssimas apuram 8 bandas

Estão já apuradas oito das doze bandas que actuarão no Palco Novos Valores na Festa do Avante!. No passado fim de semana realizaram-se as duas finalíssimas – a do Norte e a do Sul – que seleccionaram nos festivais que se realizaram em 15 distritos do País. Ao todo, destaca o Secretariado da Direcção Nacional da JCP,...

Uma Festa aberta ao mundo e à vida!

Em conferência de imprensa realizada no passado dia 21, os comunistas revelaram o essencial do programa político e cultural da Festa do Avante! de 2005. Para além dos artistas que passarão pelos principais palcos, foram realçados alguns dos temas políticos em destaque: a comemoração dos 60 anos sobre a vitória dos povos sobre o nazi-fascismo, as eleições autárquicas, o reforço do Partido e o combate à política do Governo do PS.