Corrupção aumenta na Rússia

Uma sondagem realizada pelo Instituto russo Indem indica um aumento acentuado dos montantes gastos em subornos nos diferentes níveis da sociedade russa.
O inquérito, cujos resultados foram divulgados na passada semana, abrangeu um universo de quatro mil pessoas, onde se incluem mil empresários. Segundo as respostas recolhidas, em 2004 foram gastos cerca de 320 mil milhões de dólares.
Esta prática é sobretudo alimentada pelos empresários que, no presente ano, já terão gasto 316 mil milhões de dólares, ou seja dez vezes mais do que em 2001(33 mil milhões de dólares), de acordo com uma sondagem análoga realizada pelo mesmo instituto.
Cada empresário destinou em média 135 mil dólares para contornar obstáculos administrativos, conquistar quotas de mercado aos concorrentes ou para obter a protecção de organismos do Estado.
Por seu turno, a pequena corrupção do «dia-a-dia» manteve-se estável, num valor estimado de três mil milhões de dólares por ano, contra 2,8 mil milhões calculados em 2001.


Mais artigos de: Breves Europa

Commerzbank investigado por branqueamento

A procuradoria de Frankfurt está a investigar o Commerzbank por alegada implicação desta instituição financeira alemã numa operação internacional de branqueamento de capitais.Durante as buscas realizadas na semana passada, os agentes judiciais encontraram documentos que relacionam o banco com o desvio de verbas...