- Nº 1646 (2005/06/17)
PCP exige explicações do Governo

Qual o futuro da TAP?

Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PCP quer ver o Ministro das Obras Públicas no Parlamento para dar explicações sobre o futuro da TAP.
Esta posição da bancada comunista surge na sequência de notícias nas últimas semanas dando conta de negociações em curso entre as administrações da nossa companhia de bandeira e da Varig.
A público vieram abundantes referências sobre afirmações do administrador delegado da TAP, mas o certo é que sobre a posição oficial do Governo em relação a esta questão nada se sabe, já que se tem mantido no mais absoluto silêncio.
O que não é aceitável, na perspectiva do Grupo comunista, face à «inegável importância de que se reveste a matéria», como sublinham os deputados comunistas Francisco Lopes e José Soeiro, na carta por si enviada a solicitar a presença do governante ao presidente da Comissão Parlamentar das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Trata-se, explicam, de «ouvir os esclarecimentos necessários da parte do Ministro da tutela, promovendo o debate e a reflexão que se impõem».
Tanto mais que, sublinham ainda os deputados do PCP, o Programa do Governo é absoluto omisso no que se refere à TAP, ao seu futuro e ao futuro dos seus trabalhadores.