
- Nº 1640 (2005/05/5)
Indecisos ameaçam trabalhistas
Breves Europa
Uma sondagem publicada na terça-feira pelo jornal Financial Times, indicava que 36 por cento dos eleitores britânicos continuavam sem saber em que partido vão nas eleições que hoje, quinta-feira, se realizam na Inglaterra.
Trata-se de uma percentagem muito superior à registada no sufrágio anterior que o jornal atribui ao facto de o partido do governo ter sido fortemente criticado na sequência de episódios relacionados com a guerra no Iraque.
Depois de, na semana passada, uma fuga de informação ter revelado que o Procurador-Geral do Estado, lorde Goldsmith, levantara dúvidas sobre a legalidade do conflito, num parecer jurídico encomendado pelo próprio executivo, a morte de mais um soldado britânico, na segunda-feira, reacendeu a polémica sobre participação do país na guerra.
O Partido Liberal-Democrata, o único que se opôs à guerra, está agora a recolher os dividendo políticos dessa opção, aparecendo na sondagem do jornal Guardian, como a maior ameaça à conquista da maioria pelos trabalhistas.