Ruanda acusa França

O governo do Ruanda afirma ter encontrado novas provas do envolvimento da França no genocídio de 1994. De acordo com as autoridades ruandesas, a França treinou milícias de extremistas hutus e serve agora de refúgio a alguns dos presumíveis responsáveis pelo genocídio.
As acusações foram divulgadas a 6 de Abril em Arusha, Tanzânia, onde está instalado o Tribunal Penal Internacional da ONU para o Ruanda.
Recorda-se que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos criticou, em Junho do ano passado, a lentidão das autoridades francesas em julgar um religioso ruandês acusado de ter colaborado no genocídio.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Presos políticos no Chile

Cerca de meio milhar de pessoas participaram a 8 de Abril, na capital chilena, na marcha «Todo o Universo da Cultura e Direitos Humanos contra a Prisão Política». A iniciativa, promovida por diversas organizações sociais e políticas, entre as quais o Partido Comunista do Chile, exige a libertação de todos os presos...

Shell cede na Argentina

A Shell foi obrigada a baixar no domingo as suas tarifas de combustível na Argentina após a forte queda nas vendas resultante do boicote lançado pelo governo do presidente Néstor Kirchner. O mesmo tinha já sucedido dois dias antes com a Esso.O presidente Kirchner considerou que a baixa dos preços «constitui uma clara...