Prisões no Nepal

Centenas de pessoas foram presas no Nepal durante a jornada nacional de protesto de dia 14 contra o estado de emergência imposto no país, na sequência do golpe de estado levado a cabo pelo rei Gyanendra. Em 1 de Fevereiro, o monarca demitiu o governo, impôs estado de emergência e suspendeu as liberdades civis.
Apesar da repressão, cerca de duzentas pessoas concentraram-se no centro de Katmandu, a capital nepalesa, gritando palavras de ordem contra o rei.
Os protestos coincidem com o início da reunião anual da Conferência de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Tensão no Corno de África

O Conselho de Segurança da ONU renovou segunda-feira, por seis meses, o mandato da Missão das Nações Unidas na Etiópia e Eritreia (UNMEE). Segundo a Lusa, a resolução exprime a preocupação do Conselho pela recente concentração de tropas etíopes perto da fronteira da zona de segurança temporária estabelecida ao longo da...

Eleições no Irão

O antigo presidente do Irão, Akbar Hachemi Rafsandjani, anunciou esta semana estar «pronto» para se candidatar às presidenciais de 17 de Junho, embora considere ser ainda «muito cedo» para decidir, noticiou a agência oficial Irna. «Prefiro que alguém com mais energia entre em cena. Talvez no decorrer dos próximos dias...