- Nº 1627 (2005/02/3)

Aeroporto de Beja vítima de clientelas

PCP

O PCP está contra a utilização da EDAB (Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja) para fins estritamente partidários. Em comunicado do dia 26, o Secretariado da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP (DORBE) realçava as tentativas de substituição de dois membros do Conselho de Administração, entre eles o presidente, na reunião da Assembleia da EDAB do passado dia 25. Na sequência da sua realização a mesa eleita decidiu-se pela suspensão da Assembleia para 28 de Março.
Apoiando o adiamento da reunião pela mesa, o PCP discorda das tentativas feitas pelo accionista maioritário da empresa de continuar a Assembleia depois de decidida a sua suspensão, nomeando nova administração e aumentando os vogais. Para os comunistas, que consideram este um «lamentável exemplo de atitudes marcadamente partidárias, que põem em causa a credibilidade do regime democrático e a relação de confiança entre os eleitores e os partidos», só há uma solução: anular todas as decisões tomadas após a suspensão da Assembleia.
Para o PCP, a suspensão da Assembleia foi uma atitude legítima, devido a ser necessário esclarecer a duração do mandato do presidente e por não terem sido cumpridas as regras estatutárias sobre os assuntos em análise. Os comunistas consideram este «mais um episódio do folhetim que desde a sua criação tem marcado o dia a dia da EDAB». Este folhetim, destacam, começou no governo do PS e acentuou-se com o actual governo PSD-PP. «Em vez de tomarem decisões de concretizassem o projecto ambos os partidos a tem utilizado de forma ostensiva para fins partidários», acusa o PCP, que defende que os accionistas minoritários – nomeadamente a associação de municípios – possam nomear membros para o conselho de administração.