Grupo Parlamentar do PCP

Cumprir os compromissos e avançar com novas propostas

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um balanço do seu trabalho nesta legislatura, numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, salientando os 117 projectos de lei e os 93 projectos de resolução apresentados em menos de três anos.
«É justo valorizar o cumprimento pelos deputados comunistas dos compromissos que assumiram junto dos eleitores no que diz respeito a propostas de uma política alternativa, o que constitui a mais sólida garantia de que continuarão na próxima legislatura a fazê-lo», sustentou Bernardino Soares, líder da bancada comunista.
«É justo reconhecer que a nossa intervenção contribuiu sem dúvida para a derrota social e política da direita e para a interrupção de um mandato em relação ao qual nunca nos resignámos que durasse até 2006», acrescentou, acusando os grupos parlamentares do PSD e CDS-PP de terem sido «um guardião acrítico das decisões e das políticas do Governo».
Os deputados comunistas aproveitaram para anunciar algumas propostas que serão apresentadas na próxima legislatura, como a revogação do Código do Trabalho, o aumento do salário mínimo e das reformas, a suspensão da entrega de novos hospitais ao sector privado, o regresso dos hospitais S.A. à esfera da gestão pública, a despenalização da interrupção voluntária da gravidez e alterações à Lei de Bases da Segurança Social.
«Certamente algumas destas medidas constituirão um desafio ao PS, se vier a ter mais votos nestas eleições», comentou Bernardino Soares.