Jornalistas

Tomaram posse anteontem os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas. Alfredo Maia, reeleito presidente da Direcção, ao abordar as linhas de actividade para os próximos tempos, revelou que o SJ irá entregar, a todas as forças concorrentes às próximas eleições legislativas, um conjunto de iniciativas legislativas que considera imprescindíveis, como a regulamentação dos direitos de autor dos jornalistas, que está aprovada na generalidade mas ficou por concretizar pela segunda legislatura consecutiva. Referiu ainda a realização do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses.
Nas eleições de dia 15 de Dezembro, votaram 865 jornalistas, num universo de 2837 sindicalizados. Foram apurados 711 votos válidos na única lista concorrente (que na Direcção volta a contar com Anabela Fino, da redacção do Avante!), e ainda 138 votos brancos e 16 nulos.


Mais artigos de: Breves Trabalhadores

CESP

Os corpos gerentes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal tomam posse no dia 16 de Dezembro, para um mandato de 4 anos. A eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Direcção Nacional e do Conselho Fiscal teve lugar, de forma descentralizada, entre 6 e 11 de Dezembro.

<em>Transtejo</em>

Vencimentos iguais para categorias iguais é o princípio defendido na proposta de revisão do Acordo de Empresa da Transtejo, proposto pelo Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante, que reivindica a nivelação num prazo de três anos.

Papel

Intensificar a acção nas empresas é «a resposta mais adequada» a dar ao boicote das associações patronais, como a Fapel, que levou a que os contratos colectivos da indústria gráfica e do papel passassem à fase de mediação, no Ministério do Trabalho – defende o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose,...