
- Nº 1618 (2004/12/2)
Saudação de Carlos Carvalhas
PCP
Apenas umas muito breves anotações neste final do nosso XVII Congresso.
Para reafirmar que os obreiros deste Congresso foram todos os membros do Partido que de alguma forma contribuíram para a sua preparação e realização e todos os delegados que exercendo a sua soberania de decisão e liberdade de voto aprovaram a nova Resolução Política, as emendas estatutárias e elegeram o novo Comité Central do nosso Partido.
Para sublinhar o que também se evidenciou neste Congresso: o papel decisivo do PCP na sociedade portuguesa em defesa dos trabalhadores, do povo e do país, em defesa da democracia e da soberania nacional e que tem como factor essencial a sua estreita ligação, com as massas populares, os seus problemas e as suas justas aspirações e reivindicações.
O XVII Congresso mostrou um Partido vivo, combativo, insubmisso, preocupado com a situação actual, querendo fazer mais e melhor, com ideias para o futuro, confiante, ligado à vida, dando uma grande expressão às aspirações e reivindicações da juventude, da intelectualidade, das mulheres, dos micro pequenos e médios empresários, evidenciando também a empenhada e confiante intervenção da JCP no seio da juventude portuguesa, que aqui nos expressou com alegria que «o sonho tem Partido» e que esse partido é o Partido Comunista Português!
Para enfatizar que o nosso Partido, partido de causas e convicções, se mantém serenamente consciente das suas responsabilidades para com o povo e o país e que, havendo à partida naturais diferenças de opinião sobre ou tal ou tal resposta ou solução, o nosso Congresso deu uma importante contribuição para a nossa coesão e unidade de pensamento e acção.
O nosso XVII Congresso tomou importantes decisões que se exprimem também na renovação e rejuvenescimento com a eleição de dezenas de novos camaradas para o Comité central, que elegeu por sua vez novos camaradas para os organismos executivos e um novo Secretário-geral, o camarada Jerónimo de Sousa, cuja assunção de novas responsabilidades contará com a confiança do nosso colectivo partidário.
O Partido vai continuar a contar com o empenho e a militância dos camaradas que agora cessam funções entre os quais se inclui, com naturalidade, o ex-Secretário-geral.
Estou certo que transmito o sentir do colectivo partidário expressando à nova Direcção, aos seus organismos executivos e ao camarada Jerónimo de Sousa, os votos de êxitos e do melhor trabalho nas difíceis tarefas e lutas que todos, sublinho todos, vamos enfrentar, por que eles serão muito mais do que êxitos do nosso Partido, serão êxitos para o nosso povo, para a democracia, e o nosso país.
Este foi o Congresso do Partido, que sempre foi, é e continuará a ser comunista, por vontade dos seus militantes. O Partido Comunista Português!