
- Nº 1611 (2004/10/14)
Wangari Maathai galardoada
Aconteceu
O Prémio Nobel da Paz de 2004 foi atribuído este ano à ecologista queniana Wangari Maathai, a primeira africana a receber esta recompensa, anunciou domingo o comité Nobel norueguês. O comité justificou a atribuição do prémio a Maathai pela sua contribuição para a protecção do ambiente, democracia e paz.
A militante ecologista defendeu entretanto que todos estes aspectos estão ligados. Para Maarhai ao erguer a bandeira de um melhor ambiente «estamos a lançar as sementes da paz, para o presente e futuro». A causa ecológica «é um aspecto importante da paz, porque quando os recursos rareiam, lutamos para os conseguir», afirmou a premiada em declarações à televisão estatal da Noruega, NRK.
Wangari Maathai fundou em 1977 o «Green Belt Movement», o principal programa de plantação de árvores em África destinado a promover a biodiversidade dando, ao mesmo tempo, emprego às mulheres, para assim valorizar a sua imagem na sociedade.
Maathai, actualmente com 64 anos, tem lutado pelos direitos humanos e dos camponeses no seu país, motivo pelo qual chegou a estar presa.