Escândalos

Na Bore Workwear Confecções, em Alhos Vedros, os 90 trabalhadores receiam pelo futuro. Os industriais suecos e holandeses que compraram a antiga Fristads a custo zero alienaram as instalações a uma imobiliária, por um milhão de euros, «não se sabendo ao certo para onde foi o dinheiro», denunciou o Sindicato dos Têxteis do Sul. Aguardam desde Março reuniões com o Governo. Sem respostas e com contratos suspensos, realizaram segunda-feira uma concentração no Largo de Camões, em Lisboa.
Os trabalhadores da empresa de calçado Hélio manifestaram-se no mesmo dia e no mesmo local. Estão sem trabalho desde as férias de 2003, porque os gerentes «fingem andar de costas viradas».
Os protestos fizeram-se ouvir depois junto à residência oficial do primeiro-ministro.


Mais artigos de: Breves Trabalhadores

<em>Bombardier</em>

A CT da ex-Sorefame convocou um plenário para ontem, à entrada da empresa, na Amadora. Segundo a Comissão de Trabalhadores, os trabalhadores pretendiam deixar claro que não vão cair na passividade em relação à situação incerta sobre o seu futuro e o seu direito ao trabalho, e previam manifestar-se posteriormente em Lisboa.

Despedimento

A TSA (que no Parque da Autoeuropa presta serviço de bombeiros e mecânicos de empilhadoras) anunciou, dia 8, um despedimento colectivo dos seus 92 trabalhadores, justificado com a cessação do contrato da empresa com a Autoeuropa. O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul contesta o despedimento, uma vez que os funcionários...