Setúbal

Alcoa quer despedir

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP denunciou, na segunda-feira, a intenção da Alcoa (antiga Indelma), empresa produtora de cablagens do Seixal, despedir cerca de 350 trabalhadoras, algumas delas com tendinite, como admitiu a própria administração da Alcoa ao Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas.
O deputado comunista Vicente Merendas, que juntamente com José Caetano, da DORS, participou na conferência de imprensa, considerou que este «cruel» despedimento vem agravar o já negro quadro social do distrito, onde os desempregados ascendem já aos 40 mil.
O deputado referiu, ainda, o caso da fábrica da Visteon (autorádios), em Palmela, onde muitos trabalhadores gravemente afectados pela tendinite estão a ser chamados pelos Serviços de Segurança Social para regressarem ao trabalho.
«A Segurança Social ao fim de 30 meses corta os subsídios, pelo que os trabalhadores afectados pelas tendinites são reintegrados no horário normal de trabalho, o que, além do agravamento dos problemas de saúde, representa também uma redução do salário para aqueles que trabalhavam por turnos», explicou Vicente Merendas, para quem deveriam ser as Companhias de Seguros a suportar os encargos com os trabalhadores vítimas de doença profissional.
Relativamente às alterações da legislação laboral, José Caetano e Vicente Merendas consideraram que elas põem em causa muitos direitos conquistados, pelo que o PCP vai estar sempre ao lado dos trabalhadores contra o novo Código de Trabalho, documento «eivado de inconstitucionalidades» que deveria merecer o veto presidencial ou, pelo menos, a fiscalização do Tribunal Constitucional.


Mais artigos de: PCP

Aferir orientações

Uma Conferência Nacional do PCP sobre o Poder Local vai debater, no próximo fim de semana, a acção local do Partido e a sua intervenção nas autarquias. A propósito da iniciativa, o Avante! ouviu Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e responsável por esta área de trabalho.

Ofensa aos direitos e liberdades

As alterações à Lei dos Partidos e à Lei do financiamento dos partidos aprovadas por PS, PSD e CDS, são «particularmente graves», denunciou, no dia 30 de Abril, Bernardino Soares, membro da Comissão Política do PCP, em declaração aos órgãos de comunicação social (que a seguir se transcreve).

Esperança renova-se

Mais de 250 militantes e simpatizantes do Partido juntaram-se, na noite de 24 para 25 de Abril, num jantar em Alenquer, comemorativo daquela data.

Câmara de Armamar <br>tem comportamento irresponsável

Para além de, ao longo de 20 anos, não ter promovido o progresso e o desenvolvimento do concelho de Armamar, o PSD tem agora um comportamento «irresponsável» e «despesista», acusa a Comissão Concelhia de Armamar do PCP.De facto, conforme notícia recentemente divulgada, a Câmara de Armamar passou a engrossar a «lista...

«O Ninho» recebe OMC

No passado dia 30 de Abril, uma delegação da Organização das Mulheres Comunistas (OMC), constituída por Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do PCP, Ilda Figueiredo, deputada comunista ao Parlamento Europeu, e Manuela Pires, membro da Comissão junto do Comité Central para os Problemas e a Luta das Mulheres,...

Justiça deve ser célere

A prisão preventiva de Fátima Felgueiras significa, para a Direcção Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, que «os indícios contra a ex-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras são de facto muito fortes e há o risco de continuação de actividade delituosa». De facto, diz o PCP, «perante o Tribunal da...