- Nº 1597 (2004/07/8)
Centro de Saúde do Freixo

Como é?

PCP

O deputado comunista Honório Novo apresentou na Assembleia da República um requerimento ao Governo para esclarecimento da situação da Extensão de Saúde de Freixo, Ponte de Lima, relativamente à qual existem informações contraditórias.
De facto, a um requerimento seu, apresentado no dia 10 de Dezembro de 2003, o Ministro da Saúde respondeu, em 29 de Abril deste ano, prestando diversas informações, nomeadamente a de que se previa que «as obras que estão a decorrer no edifício do Centro de Saúde» estivessem «concluídas no Verão de 2004», prevendo-se ainda a entrada em funcionamento do edifício em Setembro próximo.
Entretanto, logo após as eleições para o Parlamento Europeu, o Grupo Parlamentar do PCP recebeu um ofício da Presidência da Câmara Municipal de Ponte de Lima, transmitindo que as obras do Centro de Saúde do Freixo estão paradas há meses, pelo que não estariam concluídas no Verão, «correndo ainda rumores» que não serão retomadas devido a graves falhas detectadas no edifício, as quais impedirão de recuperá-lo. Mais, apesar de aquele equipamento ter apenas 12 anos, era do seu conhecimento que «se pondera a hipótese da sua total demolição e eventual construção».
Face, pois, a duas informações completamente contraditórias, o deputado comunista quer que o Governo, através do Ministério da Saúde, esclareça qual das duas é verdadeira, qual a explicação que apresenta caso a resposta que deu em Abril não se confirme e, ainda neste caso, que tipo de responsabilidades vai o Ministério apurar.